oscar

A premiação do Oscar é sempre um momento muito esperado do ano. Para os foliões, o ano só começa depois do carnaval mas, para os amantes de cinema, pode se dizer que só começa depois do Oscar! Se você está um pouco desligado e acabou se esquecendo de assistir aos filmes, calma que ainda dá tempo! O Oscar vai rolar nesse domingo, dia 24 de fevereiro, a partir das 22h. Para ficar por dentro pelo menos dos indicados ao Melhor Filme e poder opinar bastante no twitter, separamos a lista para você maratonar até domingo. É só criar a sua lista de prioridades e preparar seu kit de pipoca para sua maratona!

 

A Favorita

oscar-a-favorita

Com o cenário de guerra entre Inglaterra e França, a Duquesa de Marlborough governa no nome da rainha Ana enquanto cuida da saúde e temperamento de sua amiga próxima. Abgail, uma nova empregada, chega à corte e consegue uma amizade muito próxima com Sarah Churchill, a Duquesa. Vendo isso como uma boa oportunidade para voltar ao seu status de aristocrata, Abgail aproveita para se aproximar também da rainha.  Essa amizade a deixa mais próxima de alcançar seus objetivos, e ela não deixará nenhuma mulher, homem ou políticas ficarem em seu caminho. O filme também rendeu a Olivia Colman, que interpreta a rainha Ana, uma indicação de Melhor atriz. 

 

Bohemian Rhapsody

oscar-bohemian-rhapsody

Filme aclamado e um dos campeões de bilheteria em 2018, Bohemian Rhapsody conseguiu essa indicação tão merecida. Conta a história da trajetória da banda Queen, com foco principalmente no Freddie Mercury, a partir de sua entrada para a banda, na década de 1970. A narrativa foi criada com delicadeza e emoção, além de valorizar imensamente as músicas de Queen. Elogiado pela crítica, o filme conta com mais 5 indicações ao Oscar, além de Melhor Filme. Por tanto sucesso, os antigos integrantes de Queen, que participaram da produção e do roteiro do filme, irão se apresentar ao vivo no Oscar, contando com Adam Lambert como vocalista.

 

Green Book: O Guia

oscar-green-book-o-guia

Podia ser só um filme bobinho sobre uma viagem de carro na estrada, mas não é. Mostra uma viagem de Dr. Don Shirley em sua turnê de Manhattan ao velho sul estadunidense. Pianista mundialmente famoso, não muda o fato de ser negro em plena década de 60, num ambiente ainda muito racista dos Estados Unidos. Para a viagem, Tony Lip é contratado como motorista responsável de levá-lo. Como guia de confiança, ele carrega o “Livro Verde”, que mostra os poucos estabelecimentos da região que eram seguros para os afro-americanos. Durante a viagem, é óbvio que são confrontados por situações de racismo e perigo, mas também com humanismo e humor, aprendendo a deixar de lado suas diferenças. O filme, que trata questões de cor de forma emocionante, está concorrendo a 5 Oscars.

 

Infiltrado na Klan

oscar-infiltrado-no-klan

O racismo parece ganhar destaque, não importa o quanto o tempo passa. Por isso, filmes como esse são tão importantes – ainda mais como indicação às premiações! A história, baseada em fatos reais, se passa em 1978, auge da Ku Klux Kan nos Estados Unidos. Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, decide tentar se infiltrar no grupo local por meio de telefonemas e cartas, enviando um policial branco quando precisava participar de encontros pessoalmente. Após meses de investigação, Stallworth consegue se tornar o líder da seita, sabotando uma série de crimes de ódio. O filme causa reflexões em quem assiste, e, se você não viu, vale a pena correr atrás para assistir antes do Oscar!

 

Nasce uma Estrela

oscar-nasce-uma-estrela

Filme de estreia como atriz da cantora Lady Gaga, este é outro que fez muito sucesso em 2018. Conta a trajetória da carreira de Ally, que entra no mundo da música ao conhecer e se envolver com Jackson Maine, cantor com uma carreira de sucesso ao conhecê-la. A narrativa tem como foco a ascensão de Ally simultaneamente com a decadência da carreira de Maine, que tem problemas com álcool. Os momentos tão opostos um do outro acabam marcando o relacionamento dos dois, o que é tratado no filme de forma emocionante. O filme conta com 8 indicações, incluindo Melhor Atriz para Lady Gaga e Melhor Ator para Bradley Cooper, que também dirigiu e co-produziu o longa.  

 

Pantera Negra

oscar-pantera-negra

Representatividade importa! Pantera Negra é um filme que se tornou especial para os negros pelo seu empoderamento ao povo. Com não somente o protagonista (o super-herói) mas praticamente todo o elenco sendo negro, Wakanda virou símbolo de resistência. Mas não é só sobre isso. Pantera Negra foi uma superprodução da Marvel que já está entrando para a história do audiovisual. Com 7 indicações, é a primeira vez que um filme de super-herói concorre na categoria de Melhor Filme! Mais um da série dos Vingadores, o filme conta a história de T’Challa, príncipe de Wakanda cheio de super poderes.

 

Vice

oscar-vice

Concorrendo à 8 estatuetas da premiação, Vice conta a história de Dick Chene, vice-presidente de George W. Bush. O filme político se destaca por mostrar a ascensão do vice-presidente mais perigoso do mundo.  Tudo de uma forma engraçada e até irônica, dando um tom leve para uma história séria. O longa chama atenção não apenas pela história em si, mas também pela transformação de Christian Bale, que está concorrendo ao Oscar de Melhor Ator por esse filme. Para o papel de Dick Chene, Bale engordou 20kg! Impressionante, não é? Agora só falta você ir prestigiar esse esforço, assistindo à história tão marcante para os Estados Unidos.

 

Roma

oscar-roma

Primeira produção da Netflix indicada ao Oscar, Roma pode ser um tanto polêmico. A história retrata a vida de Cleo, empregada doméstica de uma família de um bairro de classe média chamado Roma. Cuarón se inspira na própria infância para traçar um retrato vívido e comovente. Assim, ele retrata os conflitos domésticos e a hierarquia social durante as turbulências políticas dos anos 70. O filme foi bem recebido entre o público em geral, mas criou polêmica entre os artistas mexicanos. Isso porque Yalitza Aparicio, atriz principal do longa, era uma professora que não teve formação para atuar antes desse filme. Atores mexicanos dizem que ela só foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sorte. E você, o que acha? Se não assistiu ainda, dá tempo de ver para você poder opinar se Yalitza merece ou não a indicação!

E aí, já está fazendo a pipoca para maratonar todos os filmes até domingo? Vem conferir mais presentes criativos para cinéfilos no na loja da Funstock e aproveite tudo sobre cinema enquanto o Oscar não chega!

Mostre esse post
Share