Halloween

Aqui no Brasil, o costume de comemorar o Halloween não é tão forte como é nos Estados Unidos, mas mesmo assim o Dia das Bruxas é muito importante e valorizado por nós. A data é perfeita para você se tornar quem você sempre quis ser, um super-herói, um vilão ou até mesmo um fantasma. Já pensou? 

O Dia das Bruxas é o momento em que mais se pode explorar a criatividade e inovar na fantasia. Porém, o Halloween que conhecemos hoje em dia nem sempre foi assim. Antes mesmo de tornar-se importante, a data marcava presença no mundo de uma forma diferenciada.

A História do Halloween

O Halloween surgiu com os Celtas, um povo politeísta que acreditava em diversos deuses em forma de animais e forças da natureza. Eles celebravam o festival pagão conhecido como “Samhain” que iniciava no dia 31 de outubro e tinha duração de três dias.

O evento comemorava o fim do verão e a passagem do ano celta, que começava no dia 1 de Novembro. Porém, o festival não tinha apenas esse objetivo. Ele era também uma homenagem ao “Rei dos Mortos”.

Os Celtas acreditavam que nesse dia os mortos se levantavam e entravam no corpo dos vivos. Por isso que surgiu a tradição de se fantasiar no Halloween, visto que o povo vestia fantasias macabras com o intuito de se proteger desses espíritos. É claro que isso tudo são apenas estudos baseados em poucas evidências, com isso, não podemos confirmar que realmente aconteceu. Mas é sombrio, não é?

Halloween que Conhecemos

Bom, durante a Idade Média, a Igreja Católica condenou o evento Samhain por ser um festival pagão com cunho macabro. Com isso, denominaram o evento como o “Dia das Bruxas”, assim, surgindo o nome tão conhecido hoje em dia.

O Halloween que conhecemos tomou forma entre os anos de 1500 e 1800. Como a tradição recém tinha dado início, os rituais e costumes eram mais fortes e presentes nas comemorações.

Por exemplo, as pessoas tentavam prever a data da sua morte ou o nome de seu futuro marido ao puxar uma couve ou um repolho do solo que, a partir do seu formato, a pessoa teria as informações cruciais para saber o futuro. Ok, esse ai é um costume bem estranho.

É lógico que alguns rituais se mantêm presentes até hoje. Como pescar maçãs com a boca, pedir doce nas ruas, enfeitar abóboras com velas e rostos macabros e entre outros costumes.

Dicas de Filme

Infelizmente as comemorações de Dia das Bruxas vão ter que esperar o próximo ano devido a pandemia. Mas não deixe de aproveitar esse dia da forma mais macabra possível.

Como? Simples, a Fun listou aqui os quatro filmes e uma série bem clichê de Halloween para você maratonar no dia 31 de Outubro com os seus amigos ou com sua família. Então, já prepara a pipoca e fica de olho nas nossas dicas!

Ah, prometemos que não vamos dar spoilers hehe. 

Poltergeist- O Fenômeno (1982 / 2015)

O filme conta a história de uma família que sofre com acontecimentos estranhos em sua casa na Califórnia, visto que fantasmas tentam se comunicar através de uma televisão. No começo, a família se mantém tranquila, pois os fantasmas parecem não querer fazer mal algum. Porém, a partir do momento em que a filha do casal desaparece, eles se tornam ameaçadores. Assim, a família procura a ajuda de parapsicólogos e exorcistas para recuperar a garota perdida.

Aposto que você já assistiu esse filme. Então, porque ele está na minha lista? Bom, o filme é um clássico. O tipo de filme que vale a pena rever, ainda mais no Dia das Bruxas. Inclusive, em 2015 foi feito um remake do filme original de 1982. Por isso, aproveita e assiste os dois juntos. 

 O Chamado (2002)

Uma jornalista ao investigar a morte de sua sobrinha, descobre outras mortes misteriosas com o mesmo período de tempo: 7 dias. Após isso, ela ainda descobre que todas as vítimas assistiram a uma fita com imagens estranhas e assustadoras antes de sua morte. Com isso, ela e seu filho acabaram assistindo ao vídeo e começam a correr o risco de morrer durante esse tempo. Por isso, ela decide tentar solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize novamente.

O primeiro filme da franquia estreou no ano de 2002 e teve a sua continuação em 2005. Doze anos após o seu enorme sucesso, o filme ganhou uma nova continuação, O Chamado 3, lançado em 2017.

Tipo de filme que você tem que assistir com os telefones desligados, viu?

Carrie – A Estranha (1973 / 2013)

Carrie é uma jovem tímida que descobriu recentemente que possui poderes telecinéticos, porém ainda não sabe controlá-los muito bem. A garota é perseguida pelos seus colegas da escola, sofrendo bullying e agressões deles. O que torna a vida da estudante muito difícil.

Além disso, a mãe de Carrie é extremamente religiosa e neurótica com sua filha. O que deixa tudo pior, visto que  ela sofria muito com os castigos e atitudes de sua mãe.

Sem mais spoilers, esse filme é daqueles que você fica com raiva no começo e assustado/a no final. Vale muito a pena assistir!

Parque do Inferno (2018)

Em plena noite de Halloween, um grupo de amigos decide ir a um parque de diversões temático. Porém, o que era para ser divertido, acabou se tornando um verdadeiro terror.

O grupo começa a ser perseguido por uma pessoa mascarada que tenta matar um por um. O que é mais louco nesse filme é que, todas as mortes são praticadas em frente ao público do local, que acaba acreditando que tudo aquilo faz parte de um show do parque. Assim, os jovens não conseguem ajuda e tudo se torna ainda mais macabro.

O filme é bem aqueles clichês que gostamos de assistir no Halloween, sabe? Faz jus a data.

Scream (2015)

Não é só de filme que vive o ser humano, não é? Pois bem, uma série que não podíamos deixar de fora de uma lista especial de Halloween é a Scream.

A série conta a história de um grupo de amigos que enfrenta um serial killer inspirado na memória de um massacre que ocorreu no passado da pequena cidade de Lakewood.

Bem normal o enredo, certo? Porém, o desenrolar da série e os personagens vão te deixar entretido/a de uma forma que nunca imaginou. Você passa a série inteira tentando adivinhar quem é o assassino a partir das pistas dadas. Mas em todo o episódio você fica ainda mais em dúvida.

Ela possui 3 temporadas e todas estão na Netflix, então não tem desculpa para não maratonar, ok?

E aí, já está preparando a pipoca e ligando a televisão?

Garanto que com essas dicas de filme para assistir no Dia das Bruxas, você vai ter uma noite de Halloween bem típica e macabra. E se você é daqueles que gosta de presentear os amigos com presentes geeks em datas especiais, acesse a Fun e confira os nossos produtos especiais!

Mostre esse post
Share