Universo DC Comics

São tantas  histórias, que alguns heróis acabam caindo no esquecimento ou sequer são conhecidos pelo grande público. Outros frequentemente aparecem como parceiros ou coadjuvantes em histórias de personagens famosos, mas acabam ficando em segundo plano e não tem reconhecimento entre os fãs. Listamos aqui dez heróis não tão conhecidos do universo DC Comics e que, mesmo subestimados da editora, mereciam maior destaque.

Confira:

1 – Zatanna

Zatanna Zatara  foi uma das primeiras personagens femininas a possuírem poderes mágicos do Universo DC Comics. Surgiu em 1964, como coadjuvante das aventuras do Gavião Negro.

Zatanna é uma feiticeira real que ganha a vida como mágica de palcos e ilusionista. Filha do poderoso bruxo Zatara, ela descobriu suas habilidades mágicas enquanto investigava o desaparecimento de seu pai. Sua base de operações fica em Gotham City, e é chamada de O Berço das Sombras. A mansão antiga é na verdade um espécie de portal de onde ela tem acesso a uma dimensão paralela que é uma fonte inesgotável de sabedoria.

Dividindo seu tempo entre os palcos e o combate ao crime, Zatanna faz parte da Liga da Justiça Sombria, e é uma das mais poderosas magas do universo DC.

Apesar de não ter muito destaque nas produções da série, a personagem aparece na série de TV “Smallville”, onde foi interpretada por Serinda Swan (episódio “Hex”, de 2009).

Universo DC Comics - Zatanna Zatara

Universo DC Comics – Zatanna

2 – Questão

Originalmente criado para a Charlton Comics, ele foi adquirido pela DC Comics e teve sua primeira aparição como Questão em “Blue Beetle #1” (no início da década de 80).

Vic Sage é um jornalista de TV agressivo e denunciador. Ele encontra um antigo professor que lhe conta sobre uma pele artificial chamada Pseudoderme que estava desenvolvendo junto com o cientista Dr. Twain. Após descobrir que o produto era tóxico e que estava sendo vendido no mercado negro por Twain, o Professor Rodor sugere que Sage utilize a pseudoderme como disfarce para desmascarar as atividades ilegais de Twain.

Sage acabou por capturar Twain e decidiu que essa nova identidade, sem rosto, seria útil em futuras investigações.

Apesar de não possuir super poderes, Questão conseguiu deter muitos vilões, principalmente ligados a corrupção na política. É um personagem que, apesar de seu destaque e brilhantismo na série da Liga da Justiça Sem Limites, está esquecido na atual fase do universo DC Comics.

Universo DC Comics - Questao

Universo DC Comics – Questão

3 – Desafiador (Deadman)

O personagem é o trapezista circense Boston Brand, que morre durante uma apresentação, devido a uma armação. Após tem seu espírito convocado pela deusa Hindu Rama Kushna, Brand volta à Terra como um fantasma capaz de possuir temporariamente o corpo dos mortais, em busca de vingança.

Um herói sobrenatural que ganhou um relativo destaque após ter feito parte da Liga da Justiça Sombria, Boston Brand continua sendo bem esquecido por parte da DC Comics e dos fãs.

Universo DC Comics - Desafiador

Universo DC Comics – Desafiador

4 – Tim Hunter

Menosprezar qualquer criação de Neil Gaiman é algo imperdoável.

Timothy Hunter, um garoto inglês de cabelos pretos e óculos redondos que descobre que está destinado a se tornar o maior mago o seu tempo. Guiado por vários feiticeiros do universo DC, como John Constantine, Tim é logo reconhecido por diversas seitas e cultos como o maior canal mágico de sua era. Devido a isso, a Brigada dos Encapotados toma como sua responsabilidade a Iniciação do jovem, conduzindo Tim em uma Jornada Mística, mostrando ao menino os caminhos da magia e o preço a ser pago pelos que a escolhem.

Existe a controvérsia de que Harry Potter seja um plágio do personagem de Timothy Hunter, uma vez que ambos compartilham muitas semelhanças (inclusive ambos possuem uma coruja de estimação). Apesar disso, Neil Gaiman jamais acusou J.K. Rowling de copiá-lo, apenas disse que, ou foi coincidência ou ambos se inspiraram nos mesmos arquétipos de fantasia.

Universo DC Comics - Tim Hunter

Universo DC Comics – Tim Hunter

5 – Senhor Destino

Ainda falando em personagens místicos, está o Senhor Destino.

Kent Nelson era filho de um arqueólogo, Sven Nelson, que em uma escavação arqueológica descobre a tumba de Nabu, um antigo ser místico. A ressurreição de Nabu expele gases que matam o pai de Kent, deixando-o sozinho e fazendo com que ele se torne discípulo de Nabu. Este treinou o jovem órfão nas artes místicas e o presenteou com um elmo que continha a essência do Lorde da Ordem,  que confere poderes mágicos, mas que pode corromper a alma de seu portador. Após alguns anos de treinamento, kent assumiu a identidade do Sr. Destino. Depois dele, outros assumiram a identidade do herói.

Na TV o personagem apareceu na série “Smallville” (as aventuras de Superboy), em um episódio exibido em 2010, “Absolute justice” (que incluiu vários outros membros da Sociedade da Justiça).

Recentemente, Sr. Destino participou do desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” (inclusive nos créditos de abertura).

Universo DC Comics - Senhor Destino

Universo DC Comics – Senhor Destino

6 – Senhor Milagre

Herói de quadrinhos da DC Comics capaz de fugir de qualquer armadilha, Sr. Milagre foi criado por Jack Kirby e teve sua primeira aparição nos quadrinhos em “Mister Miracle #1“.

O alter ego mais importante do Sr. Milagre é Scott Free, que chega à Terra após fugir do planeta-guerreiro Apokolips (lar do tirano Darkseid) e escapar das masmorras da Vovó Bondade. Aqui chegando, ele é protegido e escondido por um artista de circo escapista chamado Thaddeus Brown, o primeiro Sr. Milagre. Quando Thaddeus morre, Scott assume sua identidade e vira o super-herói Sr. Milagre, o mestre das fugas.

O personagem tem crescido na mitologia da DC pós-Novos 52, mas ainda assim, é pouco para alguém tão interessante e importante quanto o filho adotivo de Darkseid.

Universo DC Comics - Senhor Milagre

Universo DC Comics – Senhor Milagre

7 – Homem-Borracha

Criado originalmente pela Quality Comics, o Homem-Borracha é um personagem que foi criado com um conceito mais humorístico e, durante muitos anos, ele foi usado dessa forma. Porém, suas habilidades de alongamento e alteração de forma são incomparáveis e possuem alcance ainda não testemunhado.

Patrick “Eel” O’Brian nascido em 29 de Agosto de 1987, era um criminoso de rua, até que caiu em um caldeirão de ácido que lhe deu suas super-habilidades. Ele usa óculos escuros e um uniforme amarelo e vermelho, tão flexíveis quanto seu corpo.

Universo DC Comics - Homem-Borracha

Universo DC Comics – Homem-Borracha

8 – Homem-Animal

Dono de uma das melhores revistas metalinguísticas de todos os tempos, nas mãos de Grant Morrison, é espantoso que o Homem-Animal não tenha mais títulos e mais reconhecimento por parte dos fãs, muitos dos quais nem sequer sabem da existência do herói.

Ele é alter-ego de Bernhard Baker, que acabou se tornando avatar de uma entidade que se conecta a toda vida animal no planeta. Através disso, pode mimetizar a habilidade de vários animais – inclusive já extintos -, como a força de um tiranossauro, a eletricidade de uma enguia, a agilidade de uma cobra, e etc.

Universo DC Comics - Homem-Animal

Universo DC Comics – Homem-Animal

9 – Gladiador Dourado

Um herói muito carismático e engraçado, o Gladiador Dourado está bem ausente, especialmente nas mídias televisiva e cinematográfica da DC Comics. O personagem apareceu pela primeira vez em Booster Gold #1 (fevereiro de 1986) e foi membro da Liga da Justiça.

É um super-herói um tanto quanto controverso, viajante do tempo, vindo da Gotham City do século 25, com a ajuda da máquina do tempo do Rip Hunter. Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado, é conhecido por seu comportamento exibicionista e egocêntrico. Carter não possui super poderes. Suas habilidades físicas vem de sua carreira anterior, como esportista, e seus poderes provém de sua armadura futurista, que lhe dá super-força e projeta um campo de força.

O Gladiador já apareceu em outras mídias além dos quadrinhos. Uma de suas versões foi nas aventuras do Superboy, em Smallville, no episódio “Booster” da décima temporada da série, interpretado por Eric Martsolf.

Universo DC Comics - Gladiador Dourado

Universo DC Comics – Gladiador Dourado

E para fechar, uma super-heroína brasileira

10 – Fogo (Fire)

Fogo é uma heroína brasileira da DC, criada por E. Nelson Bridwell e Ramona Fradon na década de 1970. Beatriz Bonilla da Costa, também conhecida como Bea, nasceu no Amazonas, enquanto seus pais estavam de férias. Seu parto prematuro foi feito por um índio que conferiu ao bebê a previsão de se tornar uma importante pessoa.

Anos mais tarde, como integrante do órgão governamental Espiões Nacionais do Brasil, em missão para recuperar uma energia, Bia acaba causando a maior explosão piroplásmatica da história. Este acidente lhe concedeu o poder sobre o fogo e a capacidade de voar. Já como super-heroína, Beatriz conheceu outra moça com superpoderes, Gelo, capaz de controlar o frio. Fogo e Gelo tornam-se companheiras e passam a lutar contra o mal juntas. Mesmo atuando ao lado de Gelo, Fogo mantém sua identidade secreta como atriz e modelo.

Fire fez várias aparições em diversas histórias em quadrinhos e séries de animação. Na série de televisão The Flash, no episódio da temporada 1, “Power Outage”, o alter ego de Fogo, Bea da Costa, é mencionado como uma das pessoas que aparentemente morreu como resultado do acidente do acelerador de partículas que deu poderes ao Flash. Fogo aparece em Powerless (2017), como “Green Fury”, sendo interpretada por Natalie Morales.

O personagem também aparece em jogos online do universo DC, sendo dublada por Shawn Sides.

Universo DC Comics - Fogo (Fire)

Universo DC Comics – Fogo (Fire)

Veja no site da Funstock os produtos do universo DC Comics!

Mostre esse post
Share