It’s me, Mario! Quem nunca brigou com os primos ou com os irmãos pela vez de jogar Super Mario Bros? Virou a noite jogando ou deixou de fazer outras coisas, sempre priorizando salvar a princesa? O Dia do Mario tá chegando e, pra homenagear esse game tão clássico que marcou uma geração, bora descobrir algumas curiosidades sobre ele!

 

O Dia do Mario 

dia-do-mario

Nada melhor do que começar entendendo sobre a data em si. O Mario Day na verdade é mais uma brincadeira: em inglês, o mês é falado antes do dia, certo? Então fica MAR10, entendeu? Foi criada pela comunidade fãs do game e adotada pela própria Nintendo. Ou seja, é oficial mesmo! A companhia faz várias publicações nas redes sociais pra promover o dia. 

 

Mario ou Popeye?

mario-popeye-donkey-kong

Se você é fã do jogo, provavelmente sabe que a primeira aparição do bigodudo foi no game do Donkey Kong, em 1981. Mas o que provavelmente você não sabe é que o plano, no início, era fazer um jogo pro Popeye! Doido, né?

A Nintendo, na época, tava pensando em fazer algo inspirado no desenho animado. Nessa versão, Brutus iria sequestrar a Olivia Palito e o marinheiro teria que salvar sua namorada. Mas aí, veio uma pedra no caminho: a empresa perdeu os direitos sobre o personagem! Então, pra não jogar todo o trabalho fora, a saída foi adaptar os personagens à narrativa já criada, com algumas transformações. Foi assim que o Popeye virou o Mario, o Brutus se transformou no Donkey Kong e a Olivia Palito na Princesa Peach, que a gente conhece bem. Consegue imaginar um mundo em que Super Mario Bros nunca existiu?

 

Cogumelos do Super Mario

cogumelo-super-mario

Sempre rolou a piada sobre os cogumelos, né? Você já deve ter visto. Então, a verdade é que sim: eles provavelmente são alucinógenos! É claro que a Nintendo nunca confirmou essa informação por motivos óbvios, ninguém quer que as crianças fiquem com vontade de usar drogas por causa de um jogo. Mas, aqui entre nós, adultos, dá pra falar: a principal inspiração para desenhar o cogumelo é o tipo Amanita muscaria, que é praticamente igual ao que a gente conhece no Super Mario Bros. E, sim, ele possui propriedades alucinógenas! Segundo relatos, ele tem o poder de deixar a pessoa que ingere tão louca que dá uma sensação de estar crescendo. Te lembra alguma coisa? Enfim, não experimentem em casa, crianças!

 

As mil faces de Yoshi

yoshi-super-mario

Pra falar do Mario, tem que falar também do animal de estimação que é fofura que rouba a cena (e que é constantemente sacrificado, coitadinho). O dinossaurinho teve sua primeira aparição em Super Mario World, mas nem sempre teve essa aparência que a gente conhece. A ideia inicial era que ele fosse um Koopa que você enfrenta ao longo do jogo. Aí, o herói ia colocar uma sela sobre o seu casco e montá-lo pelas fases. Mas depois a ideia foi descartada e ele virou essa criatura diferente e conhecida atualmente. Ele fez tanto sucesso que logo logo ganhou seu próprio jogo: Super Mario World 2: Yoshi’s Island. Até por que, como não se apaixonar por esse bichinho, né?

 

E aí, curtiu entrar um pouco mais no mundo desse game e descobrir algumas curiosidades? Agora é só dar um jeito de jogar Super Mario no dia 10 de Março pra ter esse tantinho de nostalgia!

Mostre esse post
Share