A escola é o ambiente onde aprendemos a conviver em sociedade, onde construímos nossas relações fora do círculo familiar. E a maioria das pessoas sabe que viver em sociedade não é lá uma tarefa muito fácil. Quando se é pequeno, o primeiro dia de aula significa rompimento, a hora de largar a mão dos pais e estar sozinho pela primeira vez em um ambiente com estranhos. Choro, birra, aquele abraço que é quase um pedido de socorro… quem nunca viu ou deu um chilique na entrada da escolinha? 

Mas não pense que essa sensação de desconforto passa com o tempo. Para alguns pode até amenizar, mas para a maioria das crianças e adolescentes, a cada volta às aulas, o primeiro dia é torturante. Bate aquela insegurança, aquele sentimento de ter que começar tudo de novo, fazer novas amizades, reaproximar dos amigos que ficaram afastados nas férias ou ser aceito no grupo quando se é novo, novas matérias, novos professores. Tudo novo, de novo.

Já quando estamos mais velhos, no ensino médio e faculdade, as preocupações são outras, mas não menos incômodas. As dificuldades vão aumentando e as responsabilidades também. Os hormônios atrapalham a concentração no que deveria ser o foco principal, e os finais de semana e momentos de lazer passam a ter um valor inestimável!

São muitas histórias sobre amizade, os crushes, as voltas na professora para desculpar o trabalho não feito, o dia que você foi o astro do time, aquela nota 10 que ninguém estava esperando, a queda na escada, as brigas, o bullying. A fórmula de Bhaskara ninguém lembra, mas o sabor daquela coxinha da cantina é inesquecível! 

A escola é tão importante, que o tipo de aluno que fomos e nossas experiências nesse período afetam todo o resto da nossa vida. A forma como nos relacionamos com as pessoas, se seremos confiantes, seguros, com a auto-estima em dia, determinados, dedicados, tudo isso é influenciado pelo tempo que passamos na escola. Compare o aluno que você foi e tente fazer um paralelo com o adulto de hoje. Conte pra gente quem era você no tempo de escola:

 

Turma do fundão

Aquela galera descolada, cheia de energia e de ideias criativas. A turma que todo CDF quer fazer parte, mas a mãe não deixa.

Estiloso

O tipo de aluno que capricha no look, na maquiagem, no penteado. Que acorda duas horas antes para se atrasar com calma e com estilo.

CDF

Super dedicado e estudioso, aquele que misteriosamente entende absolutamente tudo que o professor fala, seja de matemática ou filosofia, mas que muitas vezes não consegue entender como a mente das pessoas funciona.

 

Dorminhoco

Aquele que não consegue ficar acordado de jeito nenhum, por mais que se esforce. O corpo quer dormir, o aluno que lute!

Esportista

Com a mudança do corpo vamos ganhando também novas habilidades. E nada melhor que a escola para testar e mostrar nossos talentos.

Palhaço

Toda turma tem aquele aluno que perde o ponto, mas não perde a piada. As professoras piram, mas não conseguem deixar de rir junto.

Crush de Geral

Ser popular na escola é a meta de vida de muito estudante. E a sedução é a arma que algumas pessoas escolhem para atingir esse objetivo.

 

O que se supera

Muitas vezes aprendemos a superar nossos medos e enfrentar novos desafios em tarefas escolares. Pequenas vitórias que nos ensinam a ter segurança para enfrentar situações difíceis em outros ambientes.

 

Na sua

Esta sempre pelos cantos, mas atento a tudo que acontece na volta. Eles só precisam de espaço. E que os colegas sejam menos barulhentos. E que a aula acabe logo, pra poder voltar pra casa.

Que horas é a merenda

Pensar, dá uma fome. Também aprendemos isso na escola. Alguns levam mais a sério que outros.

 

Se identificou com algum perfil de estudante? Conte-nos uma história sobre seu tempo de escola, através das nossas redes sociais. Até por que o tempo passa rápido, um dia você é o aluno novo cheio de espinhas, e num piscar de olhos você já está dizendo para os filhos e sobrinhos aquela clássica frase que começa com “no meu tempo de escola..”. Então, vamos aproveitar esse momento de voltar às aulas para relembrar esse tempo mágico!

Mostre esse post
Share