Super Nintendo

O aniversário de 28 anos do Super Nintendo, um dos melhores e mais queridos consoles de todo o mundo, não podia passar em branco.

Um pouco de história

Em novembro de 1990, a Nintendo finalmente resolveu dar o próximo passo após o sucesso arrebatador do NES (o Nintendinho). O console de 16 bit da Nintendo foi lançado no Japão como SuperFamicom. Somente em agosto de 1991, ele chegou nos Estados Unidos como Super Nintendo, ou SuperNes, para os íntimos. No Brasil, o Super Nintendo foi lançado oficialmente em 1993, através da Playtronic, uma subsidiária da Gradiente que trabalhava no Brasil como um braço da Nintendo.

O processador do SuperNes, apesar de poderoso, era extremamente lento. Isso fazia com que os seus jogos, na maioria das vezes, não conseguissem passar com muita qualidade a sensação de velocidade, algo que o concorrente Mega Drive, da SEGA, conseguia com destreza em jogos como Sonic. Apesar dessa falta de velocidade, o Super Nintendo costumava compensar isso com gráficos e sons de melhor qualidade,  equilibrando a briga entre os dois consoles. Foi graças a essa intensa batalha que os jogadores de ambas as plataformas ganharam jogos inesquecíveis, uma sempre tentando superar a outra. O game que fez o SuperNes virar o jogo foi Street Fighter II. Muita gente comprou o Super Nintendo para poder reviver a emoção de jogar um dos melhores games de luta da história em casa.

O Super Nintendo foi descontinuado em 1999 no ocidente e em 2003 no Japão, com números de venda estimados em quase 50 milhões de consoles.

Os 10 mais

A Super Nintendo marcou uma geração de gamers. Este console revolucionário tem uma biblioteca de games gigantesca, com mais de 750 jogos diferentes. Apesar deste número impressionante, e de uma vasta lista de clássicos, vamos tentar relacionar 10 jogos que são considerados entre os melhores!

10. Starfox

Starfox

Starfox

Num tempo em que quase todos os games eram em 2D, este jogo parecia uma coisa vinda do futuro. A empresa que desenvolveu utilizou o novo chip Super FX, que permitia criar animações em 3D. Além da parte gráfica, o jogo nos permite pilotar a nave de Fox McCloud durante divertidas missões.

Ano de lançamento: 1993

9. Super Mario Kart

 

Super Mario Kart

Super Mario Kart

Este game foi pioneiro! Graças a ele, ainda hoje você tem games de Karts com seus personagens preferidos da Nintendo. O Super Mario Kart também foi um dos primeiros a utilizar o Mode 7, um modo de modelação gráfica que cria a ilusão de gráficos 3D. Este era o jogo ideal para você jogar com os seus amigos.

Ano de lançamento: 1992

8. Mortal Kombat II

Mortal Kombat II

Mortal Kombat II

Mortal Kombat II era um game que todo o mundo queria jogar! Além disso, ele foi o responsável pela mudança de filosofia da Nintendo. A empresa japonesa não queria franquias violentas nos seus consoles, no Mortal Kombat I eles chegaram mesmo a substituir o sangue por… suor. As críticas foram muitas e a Nintendo se redimiu na sequência do game.

Ano de lançamento: 1993

7. Super Bomber Man II

Super Bomber Man II

Super Bomber Man II

A gente sabe que o Super Bomber Man II é um jogo simples. Basicamente é um game onde você tem que quebrar seus inimigos e outros objetos para encontrar a saída dos diferentes níveis. O ponto forte do game era quando você jogava com um amigo no modo multi-jogador, horas de diversão garantidas!

Ano de lançamento: 1994

6. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Turtles in Time

Turtles in Time

Além de podermos jogar com qualquer uma das Tartarugas Ninja, que eram uma das franquias mais populares dos anos 90, este game acontecia em diferentes épocas históricas. Cada uma das Tartarugas tinha o seu estilo de luta próprio e por isso esta não era uma decisão fácil de tomar!

Ano de lançamento: 1991

5. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Super Mario RPG

Super Mario RPG

Este foi um dos últimos títulos a ser lançado para a Super Nintendo, e foi o game que levou o console graficamente ao limite. Os cenários são brilhantes, as animações incríveis e o game é no geral muito divertido. Mas a cereja no topo do bolo é o fato de podermos jogar com Mario por uma última vez neste console.

Ano de lançamento: 1996

4. Donkey Kong Country

Donkey Kong Country

Donkey Kong Country

O game Donkey Kong Country é uma das obras mais gloriosas da Super Nintendo. Este game é a sequência ao jogo que lançou a franquia Donkey Kong e as diferenças entre os dois são gigantescas. Donkey Kong Country tem provavelmente das melhores animações do console e uma trilha sonora perfeita.

Ano de lançamento: 1994

3. Chrono Trigger

Chrono Trigger

Chrono Trigger

A equipe que desenvolveu este game é a verdadeira equipe de sonho! A empresa responsável foi a japonesa Square (donos da franquia Final Fantasy) que reuniu Yuji Horii (criador do Dragon Quest) e Akira Toriyama (criador do Dragon Ball). O jogo é uma espécie de Final Fantasy, com animações super cativantes! Acredite, em 1995 isto era perfeição!

Ano de lançamento: 1993

2. Super Mario World

Super Mario World

Super Mario World

Este game estava rodeado de grande expectativa. Além de ser o jogo que iria acompanhar o lançamento da Super Nintendo, ele serviu de sequência do mítico Super Mario 3. Apesar de não ser revolucionário, o jogo era divertido para caramba e acabou vendendo mais de 20 milhões de cópias!

Ano de lançamento: 1990

1. The Legend of Zelda: A Link to the Past

The Legend of Zelda

The Legend of Zelda

É impossível falar da Super Nintendo sem falar deste game. Muitos consideram que The Legend of Zelda: A Link to the Past é provavelmente o melhor game 2D de todos os tempos. Diferentes cenários, vários tipos de armas e um mundo gigante que você podia explorar, fazem deste jogo uma experiência única!

Ano de lançamento: 1991

Mostre esse post
Share