As-Meninas-Superpoderosas

The Powerpuff Girls, conhecido no Brasil como As Meninas Superpoderosas é uma série de desenho animado, criada no final dos anos 90 por Craig McCracken e exibida pelo Cartoon Network.

As Meninas Superpoderosas foram criadas pelo cientista Utônio (Professor U) após derramar acidentalmente a substância Elemento X  em sua poção da “Garotinha Perfeita”. A receita usada para criar as meninas é uma combinação de “açúcar, tempero, e tudo que há de bom”, e cada uma delas representa um desses ingredientes.

Florzinha é tudo que há de bom, ela é a líder, e seu poder é o sopro congelante. Lindinha é açúcar, com sua personalidade doce, emotiva e extremamente bondosa, ela tem a capacidade de falar com os animais. E Docinho é tempero, tem um temperamento mais esquentadinho e é a mais briguenta da turma, e seu poder é a visão de raio x. Além disso, todas as três tem supervelocidade e podem voar.

Conheça mais algumas curiosidades sobre as meninas que dedicam suas vidas a ajudar a combater o crime e as forças do mal antes da hora de dormir.

1 – Coincidências?

Quando não estão combatendo vilões, Lindinha, Florzinha e Docinho frequentam o jardim-de-infância da Escola Carvalhinho, na cidade de Townsville. Esta é a mesma escola (e sala de aula) do personagem Dexter, de O Laboratório de Dexter. Além disso, o desenho Samurai Jack também se passa em uma espécie de Townsville, porém seria em uma versão pós-apocalíptica da cidade.

2 – Referências

Em diversos desenhos da série podemos ver outras referências de filmes, desenhos e  música.  Por exemplo, o relógio do Prefeito era do Pokemon Jigllypuff e Florzinha tem um Pikachu de pelúcia em seu quarto. Diálogos do filme O Grande Lebowski e até mesmo o personagem principal do filme, O Cara, podem ser vistos em uma cena. No jornal do Macaco Louco, podemos  ver uma propaganda do show da banda Gorillaz. Na primeira temporada um episódio chama-se “Mr. Mojo risin” anagrama de Jim Morrison e, outro, chamado “Meet the Beatalls” é um episódio inteiro dedicado aos Beatles. Além disso, podemos ver Fred e Barney, do desenho Os Flinstones; George Jetson, do desenho futurista Os Jetsons; e em uma festa de aniversário das Meninas Super Poderosas, a Princesa Leia, de Star Wars, aparece comemorando em meio aos cidadãos de Townsville.

3 – Questões de Gênero

Diversos trechos do desenho deixam clara a posição das meninas com relação a questões de gênero. Em um episódio, Lindinha comenta: “Aposto que o nosso vizinho é muito forte e másculo”. Imediatamente ela é repreendida pela Florzinha: “Lindinha! Mulheres podem levantar peso também!”. Em outro episódio, um cara grande e vestido como um super-herói tenta convence-las que existem funções desempenhadas só por homens ou por mulheres: “Quem trabalha fora e sustenta a casa?”, perguntou-lhes o homem, “Nosso pai”, responderam. “Exato! E quem cozinha?”. “O pai”. “Quem lava as roupas? Quem lava a louça? Quem faz bolo?”. “O pai”, responderam elas repetidamente.  “Então quem corta a grama do quintal e lava o carro?”. “A Lindinha!”, elas respondem em coro, deixando o homem sem argumentos.

4 – Piadas para adultos

O desenho original foi criado para o público adulto, mas não teve boa aceitação, sendo posteriormente adaptado. Porém, mesmo após o direcionamento para o público infantil, os roteiros mantiveram piadas que somente os adultos entendem. Em um dos primeiros episódios, o Professor tenta explicar para uma amiga das meninas que elas nasceram de um acidente, ao que a menina responde “não esquenta, também sou fruto de um acidente”. Em um dos episódio mais recentes da série, uma vilã usa um aplicativo em seu telefone, que é basicamente um Uber, para chamar monstros.

5 – Elas não são mais 3

No ano passado, as meninas ganharam uma nova integrante. Estrelinha é a irmã mais velha de Lindinha, Florzinha e Docinho, criada em um experimento antigo do Professor Utônio. Após ficar anos perdida, ela descobre que tem irmãs e volta à Townsville para aprender sobre seus incríveis superpoderes – que incluem voar, teletransporte, telecinese e superforça. Ela aparece em um especial dividido em cinco episódios, intitulado “O poder das Quatro”. A nova integrante das ‘Meninas Superpoderosas’, tem cabelo colorido e é a primeira personagem da série que possui a pele negra.

As-Meninas-Superpoderosas-site

As Meninas Superpoderosas – Veja os produtos no site da Funstock

Mostre esse post
Share