curiosidades sobre o snoopy

Que todo mundo adora os beagles, a gente já sabe. Como nós também amamos falar sobre o que a gente adora, hoje vamos contar pra você 10 curiosidades sobre o Snoopy que você provavelmente não sabe ainda. Antecipando o aniversário do beagle mais famoso do mundo, que já é um senhorzinho de quase 70 anos de idade, libriano e com síndrome de Walter Mitty — e que aparentemente nem cogita uma aposentadoria ainda.

Confira algumas curiosidades sobre o Snoopy que você nem imaginava:

1 – Origem do Snoopy, o beagle mais amado da cultura pop

Lançada em 1950, as tirinhas conhecidas nos EUA como Peanuts ficaram populares no Brasil como “Minduim”, que é uma tradução livre do apelido do protagonista que batiza as publicações. Apesar de muitas pessoas conhecerem somente a figura do Snoopy (principalmente as mais jovens), o cachorrinho é o fiel escudeiro e amigo de Charlie Brown, que junto com seus amigos vivem diversas aventuras sob a perspectiva infantil e curiosa de mais de 15 personagens.

2 – As tirinhas em quadrinhos mais famosas do mundo

As aventuras de Charlie Brown e seus amigos já alcançaram a marca de publicações em mais de 2,600 jornais, tendo sido traduzidas em mais de 40 idiomas para mais de 355 milhões de leitores ao redor do mundo.

Curiosidades sobre o snoopy

Curiosidades sobre o snoopy: a primeira tirinha do dog

3 – 68 anos do Snoopy: o doguinho libriano

Save the date: dia 4 de outubro é aniversário da primeira aparição do Snoopy nas tirinhas Peanuts. Não dá pra negar que a lealdade e parceria é bem típica dos nascidos no período de libra, conhecidos por serem comunicativos e boa-praça, além de ótimos ouvintes. Dá pra relacionar, né?! Além disso, ele já está na idade de ser avô, mas aparentemente nem pensa em aposentadoria…

 

curiosidades sobre o snoopy2

Curiosidades sobre o Snoopy que você provavelmente não sabia

4 – Snoopy, Snoopy Doo:

A partir de 19 de outubro de 1950, Snoopy conquistou o coração de milhares de leitores ao redor do mundo ao ganhar atribuições para além de um cachorro normal, verbalizando seus pensamentos e tendo a capacidade de assimilar e interagir com o que acontecia ao seu redor, inspirando o personagem clássico Scooby-Doo.

curiosidades sobre o snoopy6

5 – Síndrome de Walter Mitty: O sonhador inofensivo

Criado pelo escritor americano James Thurber em “A Vida Secreta de Walter Mitty”, muitos fãs e até mesmo teóricos atribuem à Snoopy uma personalidade marcada pela “síndrome de Walter Mitty”, caracterizada por um indivíduo tímido e retraído que apresenta uma imaginação muito fantasiosa; podendo fantasiar situações muito diferentes da sua realidade, como piloto de avião ou demais expressões de possíveis alteregos. A obra e seu conceito são tão populares que foram incluídos em dicionários como sinônimo de “sonhador inofensivo”.

6 – Brilho eterno de um inconsciente com lembranças: os sonhos de Snoopy

A clássica imagem de Snoopy dormindo em cima de sua casinha vermelha tem um grande significado para os fãs e para a compreensão da profundidade da narrativa de Peanuts: enquanto dorme, Snoopy acessa seu mundo dos sonhos e divide com o leitor parte significativa dos momentos mais marcantes da saga de Charlie Brown e seus amigos. A dinâmica do existir do cachorro Snoopy no seu mundo dos sonhos e na realidade de seu dono são o norte das questões filosóficas e humorísticas da trama.

curiosidades sobre o snoopy7

Curiosidades sobre o Snoopy: brilho eterno de um inconsciente com lembranças

7 – O caráter filosófico do cãozinho de Charlie Brown:

Um dos principais motivos para o grande sucesso de uma produção cultural é a capacidade de despertar a empatia no leitor, fazendo com que ele se identifique com o personagem. Essa certamente é parte da Fórmula X do sucesso de Peanuts: apesar de começar como um animal de estimação sem muita relevância na narrativa, Snoopy com o tempo ganhou um caráter filosófico central para o desenvolvimento da história, tornando-se tão (ou mais) protagonista que o próprio Charlie Brown. Em entrevista concedida em 1997, Schulz afirmou que o dog “precisava sair do seu mundo de fantasia para sobreviver. Por outro lado, se assim fosse, ele levaria uma vida miserável e aborrecida.” Soa familiar, ou sou só eu?!

curiosidades sobre o snoopy

Curiosidades sobre o Snoopy: Em tradução livre,“Snoopy, porque tudo o que eu tento dá errado?”

8 – “Peanuts: O Filme” foi comemoração de 65 anos da banda desenhada

Lançado nos EUA em 6 de novembro de 2015 e no Brasil em 14 de janeiro de 2016, o “The Peanuts Movie” foi o primeiro lançamento audiovisual da banda desenhada em 35 anos, que apesar de ser o quinto longa da turma, foi também o primeiro a basear-se nos personagens das tirinhas.

9 – De geração em geração:

curiosidades sobre o snoopy

Curiosidades sobre o Snoopy que você não sabia: bilheteria de “Peanuts: O Filme” no Brasil (fonte: Adorocinema)

Produzido pela Blue Sky Studios, estúdio de animação responsável por sucessos como A Era do Gelo, o filme dos Peanuts traz Snoopy como um dos protagonistas em sua primeira versão 3D para o cinema. Do mesmo diretor de Horton e o Mundo dos Quem, o longa foi escrito pelos netos do criador Charles M. Schultz, que faleceu em fevereiro de 2000. Craig e Bryan Schulz contaram com o apoio do roteirista Cornelius Uliano para realizar o filme em homenagem ao avô, que desenvolveu os quadrinhos até o fim da sua vida.

10 – Mais de seis décadas de sucesso:

Sendo originalmente um desenho 2D, houveram muitas críticas durante a produção do filme em relação a atualização do traço para uma animação digital 3D. Porém a ideia de aproximar as novas gerações de Snoopy, Charlie e seus amigos saiu melhor que a encomenda: o filme fez uma boa arrecadação tanto nos EUA quanto no Brasil, conquistando avaliação de 7,1 no IMDB e 67 pontos no Metacritic.

curiosidades sobre o snoopy

Curiosidades sobre o Snoopy que você não sabia: bilheteria de “Peanuts: O Filme” no Brasil (fonte: Adorocinema)

curiosidades sobre o snoopy

Curiosidades sobre o Snoopy que você não sabia: bilheteria de “Peanuts: O Filme” nos Estados Unidos (fonte: Adorocinema)

 

Funko Pop CTA

 

Mostre esse post
Share