raças de cães

As raças de cães mais desconhecidas do mundo

Os “Canídeos”, grupo que engloba nossos amigos de quatro patas, vivem em convívio com os humanos desde o início da civilização humana! Mas, a dezenas de milhares de anos, não eram os cães que conviviam com os humanos e sim os lobos. Eles, geralmente, eram ariscos,  se escondiam no momento que viam os humanos. Mas haviam os mais mansos, que acabaram se adaptando ao convívio. Com o passar dos anos, os lobos que estavam acostumados a presença humana, evoluíram até chegar as raças de cães atuais.

Na lista a seguir vamos trazer as raças de cães mais desconhecidas do mundo e suas curiosidades:

Azawakh:

Azawakh racas de caes

Azawakh

Esse cão é oriundo de Mali, um país na África. É um excelente caçador, companheiros dos Tuaregues, nômades do deserto. Eles eram considerados membros das famílias, sempre protetores, mas tímidos, afetuoso e muito elegantes.

Uma curiosidade, eles eram apelidados de “cães nobres de pessoas livres”.

 

Dingo Americano:

Dingo Americano

Dingo Americano

É uma raça domesticada, parecida com o irmão australiano. É considerado umas das raças mais antigas da América do Norte. O Dingo Americano conserva tem um temperamento mais selvagem.

Um curiosidade é conhecido também por o cão Carolina, cão amarelo, cachorro yaller, dingo americano ou Dixie Dingo! 

Lundehund:

Lundehund

Lundehund

 

É mais comum na Noruega, cujo nome Lundehund significa “cão de papagaio-do-mar”. Um cão habilidoso em caçadas e corridas, ouve muito bem.  

Uma curiosidade é que ele tem 6 dedos nas patas.

Mastiff Napolitano:

Mastiff Napolitano

Mastiff Napolitano

Esse cão é uma antiga raça canina originária da Itália. O Mastiff é um cão sensível companheiro, agradável e muito dócil e  por ser um cão forte é muito utilizado como cão de guarda ou companhia.

Essa raça ficou mais conhecida depois de participar do filmes da saga Harry Potter como o personagem fixo Canino.

Mastiff Tibetano:

Mastiff Tibetano

Mastiff Tibetano

O mastiff tibetano é uma raça muito antiga e primitiva, que tem origem nos povos nômades do Tibete, Índia, China e Nepal. É um cão de grande porte é e destemido, mas muito dócil. esse cão foi criado para ser guarda de rebanhos ou vilas inteiras habitadas.  Ele lembra muito o Chow Chow, que é mais conhecido dos ocidentais.

Uma curiosidade é que ele é tão raro que um filhote chegou a ser vendido na China pelo equivalente a quase 4 milhões de reais. 

Cão Leopardo Catahoula:

Cão Leopardo Catahoula

Cão Leopardo Catahoula

Essa raça de cão tem origem norte-americana, surgiu próximo à Catahoula Parish, no estado da Louisiana. o Cão Leopardo Catahoula ou Catahoula Cur é uma raça conhecida por ter uma incrível capacidade caçadora e os sentidos muito aguçados. São, geralmente, cães agitados e que precisam gastar energia com frequência, adoram escalar árvores.

Uma curiosidade é que era a raça predileta de caçadores famosos.

Mudi:

Mudi

Mudi

Mudi é uma raça de cão oriunda da Hungria. Pouco se sabe sobre a origem desta raça, alguns pesquisadores acreditam que ele tenha surgido fod cruzamentos entre animais de pastoreio e pastores alemães. é um cão de porte  médio, o pelo grosso e encaracolado e muito enérgico.

Xolo (Cão Pelado Mexicano):

Cão Pelado Mexicano

Cão Pelado Mexicano

Pelado mexicano é uma raça canina oriunda do México. Seu nome original é Xoloitzcuintli. Esse raça é muito antiga e sem cruzamentos, devido a isso geralmente é um animal muito saudável e sem complicações genéticas. Sua pele desprovida de pelo, como o próprio nome já diz, precisa de cuidados especiais para hidratação, proteção do sol e muitos banhos. É popular em seu país de origem, embora também esteja difundido em outras nações da América do Sul e Central.

Ridgeback Tailandês:

Ridgeback Tailandês

Ridgeback Tailandês

Como o próprio nome sugere, esse cão surgiu na Tailândia, mas atualmente ele é mais comum na Ásia. É um cão de guarda.

Um curiosidade ele possui uma faixa de pelos invertidos em suas costas, conhecida como “ridge”.

Pachón Navarro:

panchon-navarro

Pachón Navarro

O Pachón Navarro é um cão de caça espanhol, extremamente raro,  que tem a característica incomum de um nariz dividido ou duplo.

Uma curiosidade, diziam que seu olfato é superior a maioria das outras raças, mas isso não foi comprovado e hoje sabe-se que esse recurso é apenas uma diferença estética.

Salish Wool Dog:

Salish Wool Dog

Salish Wool Dog

O cachorro Salish Wool Dog ou Comox é o único na nossa lista que não existe mais, era uma raça pequena, com pelo longo e branco,  que foi desenvolvido e criado pelos povos nativos do que é hoje Washington e British Columbia.

Uma curiosidade, na época, como é feito com ovelhas, alguns cães eram tosados para que se fizessem cobertores e casacos no frio severo. Então, acredita-se que devido a isso os cães morreram de frio durante essa estação do ano.

 

Mostre esse post
Share