Alice no País das Maravilhas

Lewis Carroll foi um matemático inglês da universidade de Oxford que começou a contar um causo para as três filhas de seu então chefe, Henry Liddell, e acabou tornando-se autor de duas das obras mais importantes da literatura mundial e fundador do gênero artístico nonsense. Publicado em 4 de julho de 1895, as aventuras da entediada Alice no País das Maravilhas ganhou o coração de Walt Disney e de milhões de outros fãs ao redor do mundo, tornando-se o legítimo clássico atemporal.

Surgimento da história

Alice no País das Maravilhas

153 anos de Alice no País das Maravilhas: Alice Liddell, a menina que batizou a personagem.

Uma das meninas pediu para que Lewis Caroll escrevesse as histórias para que ela pudesse ler em outros momentos. Nos contos, o autor satiriza amigos e inimigos através dos personagens e diálogos, além de rechear as histórias com referências da cultura popular inglesa da época, utilizando trocadilhos e ditados para batizar personagens e criar diálogos e situações absurdamente estarrecedoras no inimaginável País das Maravilhas.

A verdaduira Alice era a filha do chefe

A mais jovem das três filhas de Henry Liddell chamava-se Alice, nome que batizou a heroína das histórias. Foi ela quem pediu à Caroll para que as aventuras fossem transformadas em livro. Porém a menina não se parecia em nada com a personagem além da idade, pois tinha cabelos curtos e castanhos; oposto à descrição da personagem.

Alice através do espelho: a continuação do primeiro livro

O sucesso de Alice no País das Maravilhas foi instantâneo, porém muita gente não sabe que a obra tem uma continuação chamada Alice Através do Espelho, que ganhou um live-action lançado em 2016 contando com nomes como Helena Bohan-Carter e Mia Wasikowska no elenco e trilha sonora assinada pela cantora Pink.

115 anos da primeira adaptação para o cinema

A clássica animação dos estúdios Disney não foram, nem de longe, a primeira adaptação cinematográfica da obra literária. Em 1903, Cecil M. Hepworth e Percy Stow roteirizaram, dirigiram e executaram um filme mudo de 12 minutos de duração que conquistou muitos admiradores pelo uso de efeitos especiais.

Atualmente, sabe-se de somente uma cópia existente do curta, que teve várias partes extraviadas ao longo do tempo. Em fevereiro de 2010, o British Film Institute lançou uma versão restaurada do que ainda estava disponível para os fãs.

“Alice Comedies”: a série animada de curtas de Walt Disney inspirada em Alice no País das Maravilhas

Em 1920, Walt Disney produziu uma série de 57 curta-metragens onde a atriz mirim Virginia Davis interagia com um gato chamado Julius e um cenário animado, contando com um enredo inspirado nos livros de Lewis Carroll.

31 anos para o lançamento da animação da Disney

A clássica animação da Disney “Alice in Wonderland” era um projeto de vida para Walt Disney, porém o sonho encontrou diversos obstáculos: dificuldade de adaptar o roteiro e principalmente, de executar as peripécias de tantos personagens em uma realidade fantástica com baixo orçamento e a Segunda Guerra Mundial levaram o produtor a engavetar o projeto por mais de 30 anos.

Com o fim da Segunda Guerra e o sucesso de animações como Branca de Neve e os Sete Anões e Song of the South, Walt Disney decidiu retomar o projeto.

Alice no País das Maravilhas

Walt Disney e Kathryn Beaumont, a atriz que serviu de base para os desenhos e dublou Alice no longa.

alice no país das maravilhas mary blair

Mary Blair, a ilustradora responsável por Alice no País das Maravilhas, Peter Pan e Cinderella

Mary Blair: a mulher que desenhou o clássico da Disney

Em uma época onde o mundo do cinema era muito mais machista do que o atual, quem produziu as icônicas artes de Alice no País das Maravilhas foi a ilustradora americana Mary Blair, que também assinou outros sucessos como Cinderella e Peter Pan, além de ter sido responsável pela histórica atração do Disney World, It’s a Small World. 

 

 

Mostre esse post
Share