turma-da-monica-curiosidades

Dia 30/01 é dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Nada melhor para comemorar do que exaltar um pouco o mais famoso HQ brasileiro: A Turma da Mônica! Afinal, devemos sempre valorizar a cultura local. Sem contar que provavelmente essa turminha fez parte da sua infância, então é bom relembrar um pouco e descobrir algumas curiosidades bem maneiras sobre eles!

 

1 – O início de tudo

Mauricio de Sousa sempre teve o sonho de ser desenhista, mas não conseguiu começar a sua vida profissional já trabalhando nisso. Conseguiu emprego de repórter policial no jornal Folha da Manhã, e lá continuou escrevendo esse tipo de notícia durante 5 anos. Mas foi no Jornal da Manhã mesmo que ele teve a oportunidade de publicar seus quadrinhos. Começou em 1959 com apenas dois personagens baseados na sua própria infância: Bidu (que seria seu cão de estimação, Cuíca) e Franjinha. Com o tempo, os personagens foram sendo desenvolvidos e mais foram criados, como já conhecemos tantos hoje em dia.

 

2 – A aparição da Mônica

monica

Você provavelmente já conheceu a turma com a baixinha golduxa sendo a grande estrela dos quadrinhos, mas, como já falamos antes, não foi sempre assim. Os personagens foram sendo criados aos poucos, e Mônica só entrou na turminha em 1963, 4 anos depois das primeiras tirinhas. A personagem foi inspirada na filha de Mauricio e acabou marcando a história da turma. Não é estranho imaginar o bairro do Limoeiro sem a Mônica com o Sansão batendo nos meninos? Ela era um personagem secundário das tirinhas do Cebolinha, mas fez tanto sucesso com seu carisma e sua personalidade que virou protagonista e deixou o Cebolinha como coadjuvante. Brilha, Mônica!

 

3 – Primeiras revistas

monica-e-sua-turma

Logo no início de suas tirinhas, Mauricio já ganhou espaço através da revista infantil Zaz Traz, da Editora Outubro, em 1960, No mesmo ano, o gibi “Bidu” foi lançado pela Editora Continental, mas foi cancelado ainda em 1960. Apenas em 1970 que Mauricio teve uma nova oportunidade para uma revista, pela Editora Abril. Inicialmente, tinha o título de “Mônica e Sua Turma”, com os personagens já usados nas tirinhas de jornal. O sucesso nas bancas foi imediato, trazendo a necessidade de uma equipe de roteiristas e desenhistas, para conseguir manter a produção de histórias completas para as revistas e jornais. Assim que os Estúdios Maurício de Sousa surgiram, deixando de concentrar toda a produção nas mãos de Maurício.

 

4 – Cebolinha e Cascão

cebolinha-cascao

Cebolinha e Cascão não podiam ser os nomes de verdade deles, né? Claro que são apelidos. Mas você sabe quais são os seus nomes completos? Cascão se chama Cássio Marques de Araújo e o Cebolinha é o Cebolácio Menezes da Silva Júnior. Como a maioria dos personagens foram inspirados em alguém da vida real, não poderia ser diferente com os dois. Eles foram inspirados em amigos de infância de Maurício de Souza, de quando ele morava em Mogi das Cruzes.

 

5 – Os pés dos personagens

cebolinha-descalço

Você já reparou nos pés dos personagens da Turma da Mônica? Cebolinha é um dos únicos que usa calçados, juntamente com Franjinha. Maurício explicou que isso aconteceu apenas porque no início ele tinha mais tempo para pensar nesses detalhes. Quando os personagens das tirinhas começaram a aumentar, ele resolveu ser mais prático na hora de desenhar os pés, mas quis manter dos dois iniciais. Mas aí vem mais um detalhe legal: o Cebolinha, quando descalço, tem dedos nos pés, ao contrário dos outros personagens. Além dele, apenas o Chico Bento tem dedos nos pés, para ressaltar que ele anda descalço na roça. ]

 

6 – Monica’s Gang!

monicas-gang

Turma da Mônica fez tanto sucesso que ganhou reconhecimento internacional, com Monica’s Gang. Em inglês, Chico Bento se chama Chuck Billy, Cascão é o Smudge, Cebolinha ganha o nome de Jimmy Five, Penadinho é Bug a Boo e Magali se chama Maggy.

 

7 – A altura dos personagens

altura-turma-da-monica

“Baixinha, golducha, dentuça! Baixinha, golducha, dentuça!” é o que Cebolinha canta para irritar Mônica. Os meninos a chamam assim também o tempo inteiro, o que parando para pensar não faz sentido. Se você reparar, todos os personagens têm a mesma altura! E parecem ter o mesmo peso também, não? No fim, os apelidos são pura implicância com a nossa dentuça preferida.

 

8 – Turma da Mônica – Laços

turma-da-monica-laços

A turminha tão amada vai ganhar um filme esse ano! Se chama “Turma da Mônica – Laços” e sua estreia está prevista para dia 27 de julho nos cinemas. O filme vai contar a grande aventura dos amigos do bairro do Limoeiro na procura de Floquinho, cachorro do Cebolinha que está desaparecido. Ficou ansioso? Nós também estamos! Enquanto não chega o dia da estreia, dá uma conferida no trailer aqui.

 

E aí, gostou de entrar um pouco mais no universo da Turma da Mônica? Agora venha conferir os presentes criativos  lindos da turminha na nossa loja! São ótimos para destacar a arte dessa história que é referência no Brasil quando se fala em HQs.

Mostre esse post
Share