Sydney Opera House

A majestosa Sydney Opera House é um dos grandes símbolos da Austrália. Seu edifício fica na Baía de Sydney e foi projetado por Jorn Utzon, após vencer um concurso entre arquitetos do mundo inteiro. Sua construção teve início em 1959 e o prédio foi inaugurado em 20 de outubro de 1973. O impressionante edifício tem design expressionista moderno e é formado por uma uma série de grandes “conchas”.

Sydney Opera House

Croquis de Utzon para o concurso arquitetônico da Sydney Opera House

Em 2007, a Opera House de Sydney entrou para a seleta lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas a visitam anualmente, assistindo a espetáculos variados que incluem apresentações da Ópera Austrália, da Sydney Theatre Company e da Sydney Symphony Orchestra, além de muitos outros shows e eventos com companhias e artistas nacionais e internacionais. Ao todo, são 5 teatros, 5 estúdios de ensaio, 2 halls de entrada, 4 restaurantes, 6 bares e inúmeras lojas. O maior auditório, chamado Concert Hall, acomoda até 2690 telespectadores sentados. Além disso, a Opera House abriga o Sydney Grand Organ, o maior órgão mecânico do mundo, com dez mil tubos!

Sydney Opera House Grande Órgão de Concert Hall

Acredita-se que o Grande Órgão de Concert Hall seja o maior órgão mecânico de tubos de ação no mundo.

Normalmente os turistas que visitam o local circulam apenas pela área externa da Opera House, mas para quem quer conhecer a história e a exuberância da parte interna do edifício, é possível fazer um tour, onde os guias prometem revelar várias curiosidades sobre o local. O tour básico de uma hora custa $40 dólares para adultos, $22 para crianças (até 15 anos) ou $105 para famílias de 2 adultos e 2 crianças. Também é possível comprar o ticket para o tour mais almoço ou jantar, por $71 dólares, por pessoa, e tours mais completos que incluem os bastidores (valores de outubro/2018). As entradas podem ser adquiridas na hora, mas é bom tomar cuidado com os horários, principalmente nos finais de semana e em dias de espetáculo, pois nestes dias o acesso aos palcos é cortado logo cedo.

O edifício com formas de conchas é lindo a qualquer hora do dia e a noite fica todo iluminado de branco. Em datas especiais o prédio recebe iluminações coloridas e comemorativas, como no Vivid Festival, um festival anual de luz, música e idéias que acontece todos os anos no mês de maio e recebe instalações e projeções de luz e apresentações de músicos locais e internacionais. No Ano Novo, Opera House é um dos locais mais disputados do mundo para ver a queima de fogos.

Sydney Opera House

Durante o Vivid Festival, que acontece todo ano no mês de maio,  a Sydney Opera House fica toda colorida.

A cidade de Sydney pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, se viajar nos meses de alta temporada (dezembro, janeiro e fevereiro), é aconselhável fazer a reserva dos voos e do alojamento com a maior antecedência possível para garantir os melhores preços.

 

Mostre esse post
Share