A coruja é a soberana da noite, e para muitos povos ela pode ser considerada símbolo de mistério, conhecimento, sabedoria e inteligência. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não vêem.

É uma ave de rapina noturna, que por possuir garras e enxergar na escuridão, pode simbolizar a lua, o misticismo e o bom augúrio. Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite.

Soberana da noite

Soberana da noite

Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento.

Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja adquire seus dons de previsão e clarividências, mostrando poderes divinatórios.

Além disso, na mitologia Grega, a coruja representa a figura de Ascáfalo (quando é metamorfoseado), filho de Aqueronte e da Ninfa Orfne e Guarda de Plutão, o Deus dos Mortos. Importante ressaltar que do grego, o termo “coruja” (Gláuks) significa “brilhante, cintilante”, enquanto no latim (Noctua) representa a “Ave da noite”.

Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.

Por outro lado, muitas crenças associam a coruja com a morte, o desastre, o azar, que por meio de grito ruidoso e olhar penetrante, elas avisam que algo de ruim acontecerá. Não obstante, nalgumas culturas antigas a coruja representava o governante da noite, guardião do submundo e protetor dos mortos.

Mas elas não passam de animais muito fofos, com seus olhos esbugalhados e torcidas de pescoço. Não tem como não se apaixonar, e para amantes de corujas, a Funstock tem uma coleção completa de produtos criativos sobre corujas. Confere lá!

Coleção Soberana da noite

Coleção Soberana da noite

 

Mostre esse post
Share