shazam-2

Você já tinha ouvido falar desse super herói cômico antes de sua estreia? Nunca é tarde para saber um pouco mais sobre esse herói super querido e engraçado! Separamos algumas curiosidades e mais sobre a história dele para você ficar por dentro do mundo Shazam!

 

O Capitão Marvel

shazam-5

O super herói nem sempre teve esse nome. Em sua primeira aparição, lá em 1939, ele apareceu como Capitão Marvel, em uma série da Fawcett, a Whiz Comics. Os quadrinhos contavam a história do menino Billy Batson, que se transformava em um super herói ao gritar uma palavra mágica, e ganhou seus poderes de um mago. Na época, o personagem fez muito sucesso, ganhando até uma série animada nos Estados Unidos.

 

Polêmica judicial

Todo esse sucesso, é claro, chamou atenção dos concorrentes. A National Publications (que depois se tornou DC Comics) não gostou do sucesso repentino e resolveu processar a Fawcett, alegando que o personagem havia sido uma cópia do Superman. Fawcett perdeu o processo por violação de direitos autorais e, em 1953, todos os quadrinhos onde a Família Marvel foram cancelados e a editora teve que pagar uma multa de mais de 400 mil dólares.

 

O surgimento do nome Shazam!

shazam-4

Enquanto rolava tudo isso no tribunal, um novo Capitão Marvel estava surgindo. A versão da Marvel Comics surgiu em 1967, e a editora foi rápida em comprar a licença do nome. Quando a DC Comics foi colocar a Família Marvel nos quadrinhos de volta, comprando os personagens da Fawcett, não poderia usar o nome original do personagem para o título da revista. Assim, eles mudaram o título para Shazam!, com uma pequena provocação à Marvel: o subtítulo era “O Capitão Marvel ORIGINAL”. Claro que não durou muito, e o subtítulo foi retirado logo depois, sob ameaças da Marvel.

 

Significado de Shazam!

shazam

Shazam é o acrônimo do nome de personagens históricos de diversas mitologias. São eles: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. A ideia é que Billy Batson, além de crescer e virar adulto, também ganhe as virtudes dessas personalidades. O “Shazam!”, então, encarna sabedoria, força, vigor, poder, coragem e velocidade. Nada mal, não é?

 

A família Shazam!

shazam-3

Shazam não é lobo solitário nesse mundo. Pelo contrário: ele tem uma grande família de super heróis, ainda de antes da DC Comics comprar os personagens e seu nome mudar. Além do Billy Batson, há também a Mary Marvel (irmã gêmea de Billy), o Capitão Marvel Jr. (Freddy Freeman, amigo de Billy), o Tio Marvel, e outros vários. É uma linda família!

 

Curtiu saber um pouco mais da história de Shazam? Agora é só correr pro cinema! E claro, não esqueça de conferir na loja da Funstock os melhores presentes criativos da DC Comics, assim você se prepara para o cinema cheio de estilo!

Mostre esse post
Share