personagens infantis

Diversos personagens infantis ganharam destaque em filmes, desenhos e histórias em quadrinhos, mesmo não sendo os protagonistas. existem personagens infantis que são eternizados em nossas memórias e nos remetem diretamente à infância, mesmo depois de adultos.  A diferença é que nós crescemos e eles continuam crianças, com as mesmas birras, manhas e manias de anos atrás.

Confira abaixo alguns desses personagens infantis que ainda roubam a cena nas produções.

Bart e Lisa – Os Simpsons

Este é um caso clássico em que as crianças se destacam na trama. Com personalidades fortes, os dois irmãos vivem uma eterna competição, comum em quase todas as famílias. Enquanto Bart é bagunceiro, bobão e cheio de marra, Lisa é estudiosa, concentrada e muito certinha. Diversos episódios retratam os dilemas vividos pelos dois personagens e suas relações com a família, os amigos e a rotina na escola.

Violeta e Flecha Pêra – Os Incríveis

personagens infantis Violeta e Flecha

Personagens Infantis: Violeta e Flecha Pêra

Violeta Pêra é a filha mais velha da Mulher-Elástica, uma garota insegura e problemática. Seus poderes a tornam diferente das outras garotas e isso a incomoda muito. Como a maioria das adolescentes de sua idade, ela vive brigando com seu irmão menor e entra em conflito com sua mãe o tempo todo.

Já o filho do meio de Beto e Helena, Flecha Pêra, é tão rápido que ele consegue colocar uma tachinha na cadeira do professor sem que ninguém da classe veja. Louco por esportes, ele é proibido pela mãe de praticar em razão da super-velocidade, o que ela considera injusto com os outros meninos.

Baby – Família Dinossauro

Personagens Infantis Baby

Personagens Infantis: Baby

Outro personagem que caiu na graça do público, Baby da Silva Sauro é o terceiro e último filho do casal Sauro. Um bebezão muito esperto que ama excessivamente a mãe, adora assistir TV e tem como hobbie bater na cabeça do pai, Dino, geralmente com uma frigideira, aos gritos de “não é a mamãe!”. Naqueles momentos que pedem um pouco de drama, Baby usa seu infalível: “precisa me amar!” em um tom choroso que sempre funciona.

Huguinho, Zezinho e Luisinho – Pato Donald

Personagens Infantis Huguinho Zezinho e Luisinho

Personagens Infantis: Huguinho, Zezinho e Luisinho

Os três sobrinhos do Pato Donald muitas vezes desempenham papéis importantes nas  histórias da Turma do Mickey. Além da relação com Donald, que ficou responsável pelas crianças depois que a mãe deles foi embora, os três também aparecem com frequência nas histórias envolvendo seu tio-avô, o milionário e solitário Tio Patinhas. Juntos eles vivem muitas aventuras, muitas vezes envolvendo a fortuna do tio-avô que, apesar de muito rico, é bastante sovina e desconfiado de que todos só querem mesmo é o seu dinheiro. Algumas histórias sugerem que, após alguns testes, Tio Patinhas tenha escolhido os três sobrinhos-netos como seus herdeiros.

Chaves

Personagens Infantis Chaves

Personagens Infantis: Chaves

O personagem é um garoto órfão de oito anos, que muitas vezes enfrenta problemas com adultos devido a mal-entendidos, distrações ou travessuras.  Muitas vezes, Chaves é encontrado em um barril de madeira que, segundo ele, é apenas um esconderijo, pois ele diz morar na casa de número 8. Os episódios se passam na vila onde os personagens enfrentam muitos conflitos e tentam vencer as dificuldades do dia-a-dia.

Além da vila, as crianças frequentam a escolinha do Professor Girafales, onde interagem com outros garotos de fora da Vila, e onde Chaves solta suas pérolas, com  sacadas cheias de humor e inocência.

Mônica – Turma da Mônica

Personagens Infantis Monica

Personagens Infantis: Mônica

Mônica é uma garotinha esperta e cheia de personalidade, que vive pra cima e pra baixo de vestidinho vermelho e agarrada ao seu coelho de pelúcia, o Sansão.

Nervosinha que só ela, não leva desaforo pra casa. Quando é chamada de baixinha, gorducha e dentuça, ninguém segura suas coelhadas. Isso porque Mônica é a menina mais forte do Bairro do Limoeiro, onde mora – e talvez até do mundo!

Hoje, além dos quadrinhos, em que aparece como líder imbatível e dona absoluta da rua, Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam o seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de televisão, além de ser embaixadora do Unicef (a única personagem de quadrinhos do mundo a ter essa honra), embaixadora do Turismo no Brasil e embaixadora da Cultura. Estrela mais versátil, impossível.

Snoopy – Peanuts

Personagens Infantis SNOOPY

Personagens Infantis: Snoopy

Snoopy é um cachorro da raça Beagle e um sonhador inveterado. Sim, estamos falando de crianças e Snoopy é um cachorro! Mas o amigo de Charlie Brown e do pássaro Woodstock, é praticamente um humano! Encontrado ainda filhote, esse beagle de temperamento dócil, fala um pouco de francês, é claustrofóbico, detesta doce de côco e biscoitos, tem uma casa ampla com piscina e obras de arte, morre de medo dos pedaços de gelo que ficam pendurados sobre sua morada e não obteve sucesso no curso de geometria.

Enquanto Snoopy dorme no famoso telhado vermelho de sua casa e alimenta sonhos extraordinários, seu proprietário, Charlie Brown, é um irremediável integrante do mundo real, o típico anti-herói, que fracassa em tudo o que faz.

Mafalda

Personagens Infantis mafalda

Personagens Infantis: Mafalda

Você pode não ter lido nenhum livro de tirinhas da Mafalda, mas, com certeza já se deparou com a menina de língua afiada em algum lugar. Uma criança que fala aquilo que pensa e por isso coloca os adultos em situações embaraçosas. Uma menina de opinião forte, com uma visão bastante crítica da realidade, que adora assistir Pica-Pau e que odeia sopa.

Em termos gerais, Mafalda é uma menina de seis que vive na Argentina dos anos 1960, em uma família de classe média, vai à escola, possui alguns amigos e viaja com a família para a praia no período de férias.

Mas ela é muito mais que uma criança cheia de opinião e postura de adulto, como tantas outras que já surgiram nos quadrinhos: ela é a porta-voz de todas aquelas questões que os leitores de suas tiras gostariam de ter a coragem de gritar para o mundo, mas que muitas vezes não tem coragem de fazê-lo.

Inúmeras vezes ela foi comparada ao personagem Charlie Brown, especialmente pelo escritor Umberto Eco, que via em ambos um temperamento triste e suave.

Devido a importância desta personagem, Mafalda tem uma praça batizada com seu nome em Buenos Aires, capital da Argentina.

Mostre esse post
Share