Já fizemos um post com 10 Curiosidades sobre Star Wars, por isso, hoje a Funstock Presentes Criativos decidiu lhe trazer tudo sobre essa saga que marca gerações e tenho certeza que você vai descobrir algo que não sabia e para quem não é tão aficionado assim: surpreenda-se!

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-george-lucas

Vamos começar falando do pai da série, George Walton Lucas Jr que nasceu em 14 de Maio de 1944 em Modesto na Califórnia. Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras universidades a ter uma disciplina dedicada a esse tema, onde conheceu Francis Ford Coppola. Nessa época, Lucas fez um curta para um festival de cinema (em 1968), o chamado THX-1138. Duas coisas aconteceram nesse festival: primeiro, ele fez amizade com um outro garoto que estava começando sua carreira também, o qual acredito que vocês conheçam: Steven Spielberg. E segundo, o festival deu um prêmio a George Lucas: a chance de fazer um estágio na Warner Brothers. Foi lá que George Lucas transformou seu curta THX-1138 em um filme exibido no cinema, e esse filme foi um… Fracasso! O filme não foi muito apreciado pelo público e acabou não dando retorno para a Warner, que não ficou muito feliz com isso. Coppola, seu amigo de faculdade, não deixou ele desanimar e em uma conversa com George Lucas, o aconselhou a fazer um filme mais comercial.

O Colar Darth Vader é super bacana e feito com material resistente, ideal para vestir futuros jedis e rainhas de outras galáxias. Você encontra na Funstock Presentes Criativos http://goo.gl/QdUF4G

Foi então que Lucas começou a trabalhar em uma história baseada em uma de suas paixões de infância: carros. Com o pouco prestígio que ainda restava, produziu o filme American Graffiti. O filme foi lançado pela Universal e foi um sucesso, com orçamento de 1 milhão de dólares e arrecadação de 55 milhões!

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-american-grafiti

Isso não agradou muito a George, pois para ele de nada valia o dinheiro se não acreditasse na história, e foi quando começou a escrever Star Wars. No início não tinha nada do que nós conhecemos hoje, pois durante muitos anos a história foi escrita e reescrita diversas vezes.

O problema é que, na época, o gênero de ficção científica não estava no auge; os Estados Unidos estavam passando por uma fase bem complicada, marcada por guerras, políticos corruptos, violência nas cidades e consequentemente os filmes que estavam fazendo sucesso eram os que utilizavam desses temas. Lucas apresentou o roteiro de Star Wars a muitos estúdios e recebeu muitos não (que pena, ein?) até que a 20th Century Fox decidiu dar uma chance ao jovem, mas sem dar muitas esperanças. O estúdio praticamente jogou verde e esperou para ver o que ia acontecer.

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores

George saiu contratando um elenco totalmente novo e sem muita experiência, as únicas exceções foram Alec Guinness (Obi-wan Kenobi) e Peter Cushing (Governador Tarkin) que já faziam filmes de sucesso. Com os papéis definidos, viajou para o Deserto da Tunísia para que as gravações começassem. A história contava com robôs, naves espaciais, explosões e sabres de luz, que precisou da criação de uma própria empresa de efeitos especiais para vir á vida: a Lucasfilm, que hoje é uma das mais conceituadas empresas do ramo (dirigindo efeitos de filmes como: Indiana Jones, Harry Potter e Jurassic Park). Porém, nem a Fox ou o próprio George Lucas acreditavam que o filme iria dar certo devido a dificuldades na hora das gravações.

Não deixe suas chaves se perderem no lado negro da bagunça de sua casa com o Porta-Chaves I Am Your Father que você encontra na Funstock Presentes Criativos http://goo.gl/t9YPuH

Enquanto estavam em Londres para gravar algumas cenas, George encontrou seu amigo e um dos poucos que acreditava em Ficção Científica na época: Steven Spielberg, que estava filmando “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”. Os dois entraram numa discussão sobre qual filme daria mais retorno, George acreditava no filme de Spielberg e Spielberg acreditava no potencial de Star Wars. Foi então que entraram num acordo: Eles iriam dar 2,5% dos direitos de seus filmes um para o outro. Ou seja, Steven Spielberg ficou com 2,5% de tudo que fosse relacionado a Star Wars e George Lucas com 2,5% de tudo que fosse relacionado a Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Adivinha quem se deu bem na história? (cadê meus amigos para fazer esses acordos?)

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-darth-vader

Na semana de estreia, Lucas viajou para o Havaí, pois não queria ver como seria a premiere de seu primeiro grande filme. Foi quando ele ligou a TV e viu filas de pessoas acampando na porta do cinema que ele teve noção do sucesso que Star Wars estava fazendo.

George Lucas abriu mão do salário da Fox para incentivar a empresa e pediu em troca que todo o Merchandising dos filmes fosse dele. Na época a Fox aceitou, pois isso não dava tanto dinheiro, mas com o sucesso do filme, muitos e muitos produtos foram vendidos, desde canecas, camisetas, sabres de luz e todo o dinheiro foi direto para ele.

O final do primeiro filme foi pensado para que pudesse haver uma continuação caso fosse bem sucedido. Vale lembrar, que o primeiro filme não foi lançado com o nome como temos hoje: não era Star Wars IV, apenas Star Wars. Somente mais tarde, quando anunciado o segundo filme, foi que George Lucas mudou o nome para Star Wars IV para dar continuidade em 1980, lançando o Star Wars V e, 3 anos depois, Star Wars VI.

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-lucas-film

Saia do lado negro da força e deixe sua vida muito mais Fun com a Caneca Star Wars Caricaturas que você encontra na Funstock Presentes Criativos http://goo.gl/m0hwA1

Nessa época, George Lucas já era um dos mais conceituados diretores de cinema, com uma trilogia famosa, muitos e muitos fãs e duas empresas de sucesso: a THX Ltd para áudios de qualidade (sim, THX é também o nome de seu primeiro filme) e Lucasfilm, empresa de efeitos especiais.

Depois de 16 anos do lançamento do último filme, em 1999, George traz para os cinemas Star Wars I, mostrando como tudo começou. O longa trazia um novo elenco, e mesmo assim houve uma grande espera pelos fãs (imagina esperar 16 anos pela continuação de um filme?), sendo um grande sucesso. Mais tarde, em 2002, veio Star Wars II e em 2005, o último filme, Star Wars III. Após o lançamento do terceiro filme, George disse que não iria continuar a saga, pois ele já havia contado tudo o que podia de seu filme e que não tinha mais nada escrito.

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-jj-abrams

A saga de Star Wars havia sido encerrada e George Lucas tinha colocado oficialmente um ponto final em tudo… Até a Disney comprar a Lucasfilm e junto os direitos dos filmes Star Wars, quando começaram os rumores que um novo filme seria lançado. Logo depois a Disney anuncia que chamou J.J. Abrams (diretor de Lost, Fringe e o Reboot de Star Trek) para dirigir uma nova trilogia de Star Wars e que ele traria todos os atores da primeira trilogia para continuar os filmes. Depois de quase 11 anos (os fãs sofrem ein? 16 anos e depois 11 anos de espera), o filme Star Wars VII foi lançado e foi um ENORME sucesso, com um show de efeitos especiais!

Agora só nos basta esperar pelos próximos filmes de uma saga que vem desde 1977 conquistando gerações! E se você ainda não assistiu, a Funstock Presentes Criativos recomenda!

funstock-presentes-criativos-star-wars-tudo-sobre-dicas-presentes-onde-encontrar-onde-comprar-bastidores-elenco

Existem 3 ordens das quais você pode assistir os filmes e a Funstock Presentes Criativos vai lhe mostrar, escolha a que preferir:

Ordem Cronológica de Lançamento: Star Wars IV, Star Wars V e Star Wars VI e depois Star Wars I, Star Wars II e Star Wars III. Essa ordem é recomendada para manter o suspense dos filmes, pois você só saberá a história por trás de tudo nos últimos filmes.

Ordem Cronológica dos Títulos: Star Wars I, Star Wars II, Star Wars III, Star Wars IV, Star Wars V e Star Wars VI. Essa ordem recomendamos para você que já assistiu e gostaria de assistir novamente ou para quem quer primeiro saber sobre os personagens.

Ordem da História: Star Wars IV, Star Wars V, Star Wars I, Star Wars II, Star Wars III e Star Wars VI. Essa ordem vai contar o filme normalmente e quando começar a aparecer personagens novos e marcantes, que tem histórias passadas, você é levado para o flashback, assiste tudo que aconteceu e depois volta e finaliza o filme conhecendo a história de cada um.

Este post foi criado e escrito com base no vídeo do Canal Nostalgia, onde ele mostra em vídeo e com cenas inéditas sobre tudo que está neste escrito aqui. Créditos ao canal pelo ótimo vídeo.

Mostre esse post
Share