O café faz parte da rotina de muita gente, seja para manter as pessoas acordadas, apenas pra ser saboreado por prazer ou para as duas coisas. Não importa o motivo, a questão é que o café está muito presente, e é raro encontrar quem não goste do famoso líquido preto. Mas, para quem leva além do pingado do dia-a-dia e transforma quase em hobby, tem muito a ser explorado no mundo. Então, para quem é apaixonado por cafés gourmets e diferentões, vem conferir a lista dos melhores cafés do mundo!

 

10º Mocha Java Coffee – Indonésia

É uma das primeiras misturas de café do mundo. A criação dele se dá pelos navegantes europeus que iam para Indonésia. No caminho, eles paravam no porto de Java e compravam os cafés oferecidos lá. Depois, davam uma passadinha na Etiópia, pra garantir seu café Mocha, que tem um sabor mais suave. De volta pra Europa, eles misturavam os dois tipos, formando esse que é um dos melhores cafés do mundo. É doido como algumas coisas se formam! Muitos dizem ser o equilíbrio perfeito entre o sabor mais suave e o mais amargo. 

 

9º Café Harrar – Etiópia

O Café Harrar Etíope tem seu diferencial de ser processado em altitudes de 4.500 e 6.300 pés acima do mar. Chiquérrimo, né? Ele tem um cheirinho delicioso e é processado a seco (ou seja, natural). É esse processamento que cria um sabor frutado que muitos comparam ao vinho tinto seco. Dá pra se dizer que esse café é cheio de personalidade! Além disso, eles não economizam nas especiarias não, viu? Vai cardamomo, canela, damasco…Cada fabricante decide o que vai acrescentar para dar aquele toque especial em um dos melhores cafés do mundo.

 

8º Café Etíope de Yirgacheffe – Etiópia

melhores-cafes-do-mundo

A Yirgacheffe é um dos cafés mais bem cotados do mundo, processado de forma úmida. A Yirgacheffe é produzida na mesma região da Sidamo, mas sua maior qualidade e reconhecimento fazem com que estejam categorizados separadamente. Os grãos de café verde Sidamo são frequentemente mais baratos do que os seus equivalentes Yirgacheffe, mas refletem um valor melhor em termos de preço-qualidade. A Harrar é processada a seco e seria o café de segunda classe da Eitiópia. É um café de sabor parecido com o produzido pelo Iêmen e é frequentemente chamado e conhecido por Mocha ou Moka.

 

7º Café Antigua – Guatemala

Antigua é conhecida como a cidade dos cafés. Lá, é difícil escolher uma cafeteria com tanta opção boa. Isso por causa do café batizado com o nome da cidade. Ele é produzido lá no alto, em mais de 1.500 metros de altura. Isso pegando muito sol e noites frias, em um solo vulcânico e cheio de minerais. O resultado só pode dar bom! Enfim, o Café Antigua tem um sabor mais doce, com uma fragrância floral e um toquezinho de baunilha. Algumas pessoas até conseguem encontrar um gostinho de chocolate. Dá vontade, né?

 

6º Café do Quênia AA – Quênia

melhores-cafes-do-mundo-

O Café do Quênia não foi originado exatamente nas terras de lá, mas deu muito certo. Foi levado por missionários europeus muuuito tempo atrás, e hoje é super importante pra economia do Quênia. É cultivado em terras ao redor do Monte Kenia, aproveitando o solo super fértil devido às antigas atividades vulcânicas de lá. Esse café é super intenso, que chega a ter uma sensação de um líquido mais denso na boca. Mesmo com essa intensidade, ele tem uma fragrância floral e consegue ser cítrico ao mesmo tempo, com um sabor achocolatado lá no fundo. É difícil explicar a complexidade desse café!

 

5º Café da Montanha Azul – Jamaica

Um dos melhores cafés do mundo é cultivado nas Montanhas Azuis da Jamaica. Ao contrário de muitos desses cafés gourmets da lista, o diferencial desse é que ele tem um gosto super suave: não é nada amargo, mas consegue ser marcante por isso mesmo. Ele é cultivado cerca de 5.500 metros acima do mar, e a produção é praticamente toda local. Até por que, pra estar no Top 5 mundial, tem que ser cultivado com carinho, né?

 

4º Café de Santa Helena – Santa Helena

cafe-santa-helena

A Ilha Santa Helena, que fica no Oceano Atlântico, é responsável pela produção de um dos melhores cafés do mundo. Boatos que esse café é um daqueles que chegam a dar uma pane no cérebro de tão bom. É super refinado e elegante, e tem um sabor cítrico e com notas de vinho e chocolate nele. Realmente, se eu provo isso um dia acho que meu cérebro não aguenta!

 

3º Kopi Luwak – Indonésia

Você já deve ter ouvido falar no Kopi Luwak. Ele, além de ser um dos melhores cafés do mundo, é um dos mais caros também. Isso pela forma exótica que ele é produzido: a partir de fezes de um animal. Isso mesmo que você leu: fezes. Então, o animal em questão é o civeta, um bichinho mamífero que engole os grãos de café, libera alguns ácidos e enzimas deles e depois elimina em seu… ah, vamos dizer cocô mesmo. Assim, o café é fermentado de forma natural. Ele tem um aroma de frutas vermelhas, é bem pouquinho amargo e não tem nada de acidez. Você provaria esse café?

 

2º Hacienda La Esmeralda – Panamá

melhores-cafes-do-mundo-2

Produzido no Panamá, esse café é seco e processado imediatamente após a colheita. Assim, evita uma fermentação indesejada. Limpo, intensamente floral e um pouco doce, ele é rico em acidez e em notas frutadas. Tão complexas que não é raro a comparação entre o café e os melhores vinhos do planeta.

 

1º Café Marfim Preto – Tailândia

Mais um café que não serve pra quem tem nojinho. Nesse exato momento, no norte da Tailândia, elefantes estão sendo alimentados com frutos do cafeeiro. Pra que? Bom, você já deve imaginar. Quando os frutos forem descartados em suas fezes, eles vão ser secos ao sol e torrados, pra se transformar no melhor café do mundo. O rolê aqui é que os elefantes metabolizam a proteína do café, e sua fermentação é altíssima, impregnando as sementes com sabor de frutos. Assim, o resultado é um café de sabor suave, nada amargo e com notas terrosas. O louco e o que encarece ainda mais esse café, é que pra produzir um quilo dele são necessários mais ou menos 10 mil grãos! Por isso, a produção anual é de uns 50kg só.

 

Prontinho, já tá se sentindo um completo barista formado? Agora você já pode usar seus novos conhecimentos pra provar novos cafés talvez até impressionar o crush, falando sobre notas e fragrâncias dos melhores cafés do mundo. Continue acompanhando o blog da Funstock!

Mostre esse post
Share