MARVEL e DC

Quando se trata de histórias em quadrinhos, os estúdios Marvel e DC Comics são não só os mais lembrados como também os mais amados e populares do mundo . Ambos começaram de maneira parecida, mas cada uma cresceu a sua maneira e, ao longo do tempo, foram se distanciando e evidenciando suas particularidades a cada nova história. A DC consagrou-se como editora no final dos anos 30, com algumas exceções de grandes personagens que foram criados nos anos 40 e 50. Enquanto a Marvel só alcançou o estrelato como editora no início dos anos 60, apesar de Capitão América e Namor terem se tornando grandes personagens ainda na década de 1940.

  • Personagens
    Personagens da Marvel normalmente são retratados tendo uma “vida normal”, com jornadas paralelas entre o fantástico e ao mundo real. Homem-Aranha, Capitão América e vários dos X-Men, por exemplo, enfrentaram – e ainda enfrentam – dilemas comuns às vidas dos leitores.
    Já na DC, esses dilemas não são o principal foco. As histórias exploram mais o lado heroico dos personagens.
  • Poderes
    O conceito de super-poder é uma das coisas que mais diferem as duas gigantes. A DC explora o lado mais de divindade, com questões ligadas mais a imensidão do universo, muitas vezes evidenciando a fragilidade do ser-humano em relação ao cosmos. Já a Marvel, foca mais nos aspectos sociais e paralelos com a realidade nas histórias do que nos super poderes em si.

    Marvel e DC

    Personagens Marvel

     

  • Ficção Cientifica vs Fantasia
    Uma forma de humanizar as histórias foi trazendo uma relação mais próxima da ficção científica para os quadrinhos da Marvel. Enquanto isso, o material da DC continuou seguindo por um caminho muito mais fantasioso. O Quarteto Fantástico é um dos maiores exemplos de como a Marvel foi versátil com o tema. O Homem-Aranha também possui essa pegada, e no início, os X-Men beiravam esse território.
    Com o tempo, a DC deixou a fantasia de lado e consegui conciliar as lições de moral de seus personagens divinos com abordagens bastantes sci-fi. Superman: Grandes Astros é um dos maiores exemplos de como a DC provou seu domínio sobre ambos os estilos literários.
  • Equipes
    Muitos dos personagens proeminentes da Marvel foram criados para integrar equipes. Os X-Men, Quarteto Fantástico e Vingadores são exemplos de como os escritores da Marvel tendem a criar personagens aptos para mais tarde entrarem em grupos super-heroicos.
    No entanto, o conceito de Universo Compartilhado em Histórias em Quadrinhos surgiu nas páginas da DC, com A Sociedade da Justiça da América em 1940. Depois da Era de Prata, a editora passou a focar nas histórias individuais de cada um deles. De maneira singular, a DC costuma estabelecer grandes nomes e mais tarde, quem sabe, integra-los em alguma super equipe.
  • Cidades
    A Marvel geralmente usa localidades reais como, por exemplo, Nova Iorque. Enquanto a DC usa principalmente cidades fictícias inspiradas em cidades reais. Gotham, Metropolis, Central City, Star City, são todas inspiradas em grandes metrópoles norte americanas, mas ainda assim possuem suas singularidades.

    MARVEL DC

    Gotham City – Batman

     

  • Novos leitores: DC
    Personagens da DC possuem uma pegada mais lendária e mitológica; enquanto os personagens da Marvel tem histórias mais rigorosas e épicos cronológicos.
    Por exemplo, as histórias “Elsworlds” da DC não estão situadas em qualquer lugar da linha do tempo. Qualquer pessoa pode pegar uma história do Batman e ela será única. Isso faz com que o Batman tenha uma cronologia indefinida que pode ser facilmente alterada ou manipulada, o que é muito bom, porque permite que as histórias sejam escritas de maneira mais fluída e mais aberta em alguns níveis. Por esse motivo, a compreensão é mais fácil para os novos leitores.
  • Novos leitores: Marvel
    Por outro lado, qualquer história aleatória do Homem-Aranha vai dar pistas de onde está situada na linha do tempo. Se ele é casado ou não, com quem está namorando, onde vive, qual traje está vestindo, se ele está na faculdade, escola ou trabalho, são características que colocam o personagem em um lugar definido na linha de tempo.
    Nas histórias da Marvel, existe uma cronologia estabelecida. Isso faz com que seja mais difícil para os novos leitores conhecerem tudo, mas torna divertida a busca por informação.
  • TOP 10 Personagens DC
    1 – Super Homem
    2 – Batman
    3 – Mulher Maravilha
    4 – Lanterna Verde
    5 – Robin
    6 – Flash
    7 – Mulher Gato
    8 – Shazam
    9 – Aquamen
    10 – Lanterna Verde
  • TOP 10 Personagens Marvel
    1 – Homem Aranha
    2 – Capitão América
    3 – Homem de Ferro
    4 – Demolidor
    5 – Wolverine
    6 – Jean Grey
    7 – Thor
    8 – Ciclope
    9 – Hulk
    10 – Professor Charles Xavier
Mostre esse post
Share