Chaves

Quem não conhece os famosos seriados surgidos pela década de 70, Chapolin Colorado e Chaves? Certamente, como quaisquer séries de longa duração, essas duas tem diversas peculiaridades a serem descobertas, ficou curioso? Então aqui vão algumas curiosidades sobre esses emblemáticos seriados mexicanos!

Chaves - Chapolin

Chapolin

– Chaves, embora seja um seriado de comédia,  tem diversas críticas, além de possuir episódios emocionantes a ponto de chorarmos.

– Chaves, chegou a ser exibido em mais de 120 países e, por semana, a audiência podia chegar em milhões de pessoas.

– Embora fosse apaixonado por sanduíche de presunto, Chaves apareceu saboreando apenas duas vezes ao longo de toda a série.

– A Bruxa do 71, era assim chamada pois a sua intérprete, Angelines Fernández,  começou a trabalhar em 1971 com Roberto Bolaños

– Na última temporada de Chaves, os atores de Quico e seu Madruga, já haviam saído da série, dando início a um novo legado, com o restaurante de dona Florinda e a bisavó de Chiquinha.

– O ator, tanto de Chaves como de Chapolin,  Roberto Gómez Bolaños, tinha diversos trabalhos, como ator,escritor, produto e compositor.

– Há dois livros sobre Chaves escritos por Bolaños, El Diario de El Chavo del Ocho (O Diário do Chaves) e Sin Querer Queriendo: Memorias (Sem Querer Querendo: Memórias)

Nos primeiros episódios de Chapolin, a falta de estrutura da simples emissora em que era passado era muito visível. Haviam poucos atores, e, entre todos  destacavam-se Ramón Valdés e Maria Antonieta de las Nieves, que já trabalhavam em Chaves.

– Surgiram, no seriado do herói, Florinda Meza (Que fazia dona Florinda em Chaves) e Carlos Villagrán (Que fazia Quico em Chaves), porém atuando como figurantes.

Quando foi realizada a primeira confecção do uniforme pertencente ao herói haviam quatro cores de tecido na emissora: azul, preto, branco e vermelho. Preto não era adequado porque dava a impressão de luto. Branco também não era bom, já que por ser uma cor muito clara,  refletia no vídeo analógico da época. Azul inviabilizava o uso do chroma key, recurso que  Roberto planejava usar. Sendo assim, optaram pelo vermelho.

– Graças ao uniforme vermelho, Chapolin virou  o Chapolin Colorado. Roberto Gómez Bolaños cogitou denomina-lo de o Chapolin Justiceiro, mas lembrou da proposta cômica, optando por utilizar o ‘Colorado’.

– Baseado na cor escolhida Bolaños teve a ideia de fazer o herói basear-se em um gafanhoto. O motivo disso é a existência uma espécie de gafanhoto vermelho conhecido como chapulín, no México. Gafanhoto , que é usado na alimentação.

– Com exceção de Chespirito, os atores, na maioria das vezes, interpretavam personagens diferentes a cada episódio. Geralmente, os personagens que eram salvos tinham o mesmo nome do ator ou atriz que o interpretava, e muitas vezes os atores faziam papeis similares como Florinda Meza sendo uma donzela e Carlos Villagrán como seu marido

– As palavras  finais do último capitulo de Chapoin, foi seu próprio bordão “Não contavam com minha astúcia!”, mostrando depois, a equipe desmontando e esvaziando o cenário .

 

Se você é um aficionado por alguma dessas séries, ou conhece alguém que é, a Funstock conta com diversos itens para preencher sua casa com seus personagens favoritos!

Mostre esse post
Share