Histórias em Quadrinhos

No dia 30 de Janeiro é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e nada melhor do que aprender um pouco mais sobre o início da arte em quadrinhos aqui no Brasil, conhecer algumas curiosidades e matar a saudade da infância com altas nostalgias especiais para vocês viciados em HQS.

Bom, vamos lá!

O que é História em Quadrinhos?

Também conhecidos como HQ’s, as histórias em quadrinhos são narrativas feitas através de desenhos e balões de diálogos que expressam sentimentos e ações de personagens.

Portanto, um estilo de história e arte muito característica e popular desde a sua criação, pois a leitura é dinamicamente divertida e intuitiva. Cada um com suas características e traços únicos, fazendo a gente ter aquela imersão extremamente divertida. Sendo assim, uma leitura para qualquer idade.

Quando começou?

 A princípio, a primeira história em quadrinhos lançada no Brasil, foi “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte” no dia 30 de janeiro de 1869, pelo mestre Angelo Agostini. Ou seja, esse ano completa 152 anos! É muito tempo, não é mesmo? 

Um tempo depois, em 1984, a “Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo” decretou que todo dia 30 de janeiro, em homenagem ao trabalho incrível de Angelo Agostini, seria comemorado “O Dia do Quadrinho Nacional”.

Início da popularização das histórias em quadrinhos no Brasil]

Agora falando mais perto da infância de alguns de nós. No Brasil, as primeiras publicações mais populares começaram em 11 de outubro de 1905 com a publicação do quadrinho “O Tico-Tico”.

Em seguida explodiu as vendas nas bancas de jornais com o lançamento dos clássicos já conhecidos como “A Turma da Mônica”, “O Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê”.

A influência da Turma da Mônica em nossa vida

Não tem como não falar sobre a influência que a “Turma da Mônica” tem em nossas vidas, como na história dos quadrinhos nacionalmente.

Em 1959 o grande mestre cartunista Maurício de Sousa criou tirinhas para um jornal, utilizando os seus primeiros personagens, o Bidu e Franjinha. Logo após, em 1970, as tirinhas tornaram-se a revista em quadrinhos “Mônica e sua Turma”.

Felizmente, no nosso Blog já tem um post com várias curiosidades sobre nossa amada turminha, então caso você esteja interessado em ler mais sobre, clique aqui.

A influência do Menino Maluquinho

O Menino Maluquinho veio à popularidade logo em seu lançamento em 1990, criado pelo cartunista e desenhista Ziraldo. Além disso, o Menino Maluquinho foi um grande fenômeno de 1989 até 2007, período em que a Globo e a Abril publicava suas histórias em quadrinhos.

Demais, não é?

Onde ler histórias em quadrinhos?

Depois de conhecer um pouco mais da história dos quadrinhos nacionais, nada melhor do que parar para ler um pouquinho, certo?

Pensando nisso, você sabia que existe uma forma de ler vários quadrinhos online? Pois é,em 2015 foi lançado um serviço por assinatura para você leitor viciado em HQs.

Se chama Social Comics e te possibilita ler vários desses quadrinhos citados nesse post. Achamos incrível! 

Portanto, agora que a Funstock já te ajudou e te indicou um local para ler as suas histórias em quadrinhos sem maiores problemas, garanto que o dia de hoje vai valer muito a pena! Caso queira saber mais sobre HQs ou conhecer um pouco sobre o mundo geek, veja nossos outros conteúdos aqui mesmo em nosso blog.

Por fim, aproveite a data de hoje para ter um momento nostálgico lendo as suas histórias em quadrinhos de infância favoritas.

Mostre esse post
Share