Fotos mais famosas do mundo

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, e não há nada melhor do que reconhecer as fotos mais famosas do mundo. A data escolhida tem origem no ano de 1839, quando foi descoberta a daguerreotipia, um processo fotográfico desenvolvido pelos franceses Joseph Nicèphore Niépce e Louis Jacques Mandé Daguerre.

O processo que permitiu a eternização de rostos e momentos segue em evolução constante e requer equipamentos cada vez mais simples de transportar e operar. Mas independentemente da tecnologia e da técnica empregada, mantém o objetivo de registrar e materializar o que até o século XVII ficava apenas na memória ou na pincelada dos artistas.

Ao longo destes mais de 200 anos, a arte da fotografia tem marcado a cultura de uma forma indiscutível e algumas imagens se tornaram ícones de gerações. Para homenagear os talentos por trás das lentes, selecionamos alguns dos cliques mais famosos do mundo.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

A selfie é uma das manias mundiais desde a popularização dos smartphones. Mas poucas causaram tanto burburinho como esta tirada por Ellen DeGeneres no Oscar de 2014. E não é para menos, a imagem reúne as principais celebridades do Hollywood e foi a mais compartilhada nas redes sociais até então, com três milhões de retweets. A iniciativa espontânea da apresentadora teve outros desdobramentos superpositivos. Ela usou um equipamento da Samsung, que era patrocinadora do evento. Devido à repercussão, a empresa decidiu doar US$ 3 milhões, distribuídos igualmente, para duas instituições de caridade escolhidas por DeGeneres.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

A foto famosa dos Beatles atravessando Abbey Road, usada como capa do disco que leva o nome da hoje famosa rua da cidade de Londres, já tem 48 anos. O LP, gravado em 1969, foi o penúltimo da carreira dos Beatles. A imagem do fotógrafo inglês Iain Macmillan é idolatrada pelos beatlemaníacos e transformou a Abbey um ponto turístico até hoje.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

O retrato do físico Albert Einstein com a língua de fora, que imortalizou o gênio, foi clicada durante o aniversário de 72 anos dele, em 1951, pelo fotógrafo da United Press International (UPI), Arthur Sasse. Na fotografia original, foi feita dentro de um carro, estavam junto ao cientista o ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados, Frank Aydelotte e sua esposa. Einstein gostou tanto que a utilizou para a produção de cartões postais pessoais, não sem antes cortar as outras personagens.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

O registro do Rei Pelé vestindo a camisa da seleção com suor em forma de coração é uma das imagens mais marcantes capturadas durante sua carreira de jogador de futebol. Isso aconteceu em 1976, durante um amistoso beneficente entre Brasil e Flamengo. O Rubro-Negro de Zico venceu o amistoso por 2×0.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

Em 5 de março de 1960, o fotógrafo cubano Alberto Díaz, conhecido como Korda, captou a imagem do líder Ernesto Che Guevara com sua boina em Havana, durante uma cerimônia às vítimas de uma explosão de barco na cidade. Foi com esta imagem, apelidada mais tarde de “Guerrillero Heroico,” que Guevara ficaria imortalizado na história.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

Sharbat Gula é o nome da menina afegã que ficou famosa por seus olhos verdes que estamparam a capa da National Geographic, em 1985. O registro do fotógrafo Steve McCurry.foi feito no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, quando ela tinha apenas 12 anos de idade. A foto de Gula é a mais reconhecida na história da revista.

Fotos mais famosas do mundo

Fotos mais famosas do mundo

Intitulada como “O Rebelde Desconhecido”, o clique eterniza a coragem do personagem que se coloca em frente a uma linha de tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen, também conhecida como Praça da Paz Celestial, em 5 de junho de 1989 na China. A foto foi tirada por Jeff Widener e estampou centenas de jornais, noticiários e revistas de todo mundo. O jovem foi posteriormente identificado como Chen Yat-sem, professor de Literatura.

Confira os melhores produtos para presentear aquele seu amigo fotógrafo!

Confira presentes para fotógrafos

Confira presentes para fotógrafos

Mostre esse post
Share