Emoji, a nova linguagem universal

Se uma imagem vale por mil palavras, um emoji substitui muitas delas nas mensagens que trocamos todos os dias. Os simpáticos gráficos criados no Japão na década de 1990 ganharam o mundo na mesma velocidade em que o uso da web se democratizou. Os mas de 800 desenhos que enfeitam nossos textos hoje são padronizados por um grupo chamado Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos do Vale do Silício, que coordena o desenvolvimento e a promoção do Unicode, um padrão que permite aos dispositivos eletrônicos representarem e editarem texto de qualquer sistema de escrita, incluindo os emojis. Dentre as empresas que participam do o consórcio estão as gigantes Apple, Google e Microsoft.

A cada atualização de sistema, a inclusão de novidades é esperada pelos apaixonados usuários. Cerca de 60 milhões de emojis são usados diariamente na timeline do Facebook. No Messenger, são trocados mais de cinco bilhões. Mas alguns caem no gosto popular. No Brasil, por exemplo, um ranking divulgado pela empresa de Mark Zukenberg mostra que a carinha mais usada é a com coração no lugar dos olhos, já no Messenger é a que representa dois corações. No ranking mundial, o primeiro lugar fica com a carinha com lágrimas de alegria. Seguida pelas carinhas apaixonada e mandando beijo.

Emoji, a nova linguagem universal

Emoji, a nova linguagem universal

O uso frequente não impede, no entanto, alguns enganos na interpretação do significado original dos desenhos. O que pode ser explicado pela origem nipônica dos símbolos – e, portanto – pela cultura que representam. O desenvolvedor de software australiano Jeremy Burge é um estudioso do tema e criou até a Emojipedia, uma espécie de dicionário de emojis. Lá é possível descobrir a real, e às vezes inusitada representação de cada um deles. Veja alguns:

Emoji, a nova linguagem universal

Emoji, a nova linguagem universal

  • As mãos juntas – Muita gente usa para dar a ideia de reza ou pedido, mas foi criado para demonstrar agradecimento ou um pedido de desculpas.
  • Carinha com uma lágrima – É na verdade uma pessoa sonolenta. A gota é uma bolha de muco ou baba
  • Poop – Muito usado em clima de brincadeira, significa, apenas, um desejo de boa sorte.
  • Os três macacos – Inspirados em esculturas de um templo xintoísta japonês, ilustram os proverbio “Não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”. Tudo bem, faz algum sentindo quando usamos para demonstrar que vamos guardar segredo ou que não estamos tomando ciência de algo.
  • As coelhinhas – Elas não remetem à revista Playboy, mas sim, na cultura oriental as orelhinhas também significam sensualidade.
  • O grito – O emoji de uma pessoa gritando com expressão de horror e mãos nas bochechas foi inspirado no quadro do século 19 do pintor norueguês Edvard Munch.

Para quem quer entrar ainda mais fundo no universo destas simpáticas representações gráficas, uma boa notícia, neste próximo dia 31 estreia no País a animação Emoji, O filme. E os fãs de verdade podem, ainda, leva-los para casa. Tem um produto mais divertido que o outro. Na Funstock você encontra canecas, almofada emoji apaixonado, almofada emoji dando gargalhadas e o fazendo careta, é só escolher o que mais combina com a sua personalidade.

Confira nossa coleção completa de Emojis!

Confira nossa coleção completa de Emojis!

Mostre esse post
Share