cacau-1

É muito difícil encontrar alguém que não goste de cacau, não é? Mas ele tá longe de ser só o chocolate que a gente tanto ama. Ele é cheio de histórias e curiosidades muito interessantes. Para comemorar o Dia do Cacau, separamos as 5 curiosidades mais legal sobre esse fruto tão famoso!

 

1 – A primeira receita de chocolate

cacau-chocolate

Quando se pensa em cacau, automaticamente nosso pensamento vai para o chocolate, alimento pelo qual a fruta é mais conhecida atualmente. Mas o chocolate é apenas uma das variações de suas receitas. A receita, que já sofreu inúmeras variações desde que foi criada, teve seu início por volta de 1400, com os Astecas. Na época, eles preparavam uma bebida à base de cacau. A receita era chamada de xocoatl (que significava água amarga) e contava com pimenta, água, mel e especiarias. Depois de tantas alterações, é o chocolate que conhecemos hoje e tanto amamos!

 

2 – O nome científico

Você sabe o nome científico do cacaueiro? Quem nomeou, em 1753, foi Carl Von Linnaeus,  cientista e criador do sistema latino de categorização vegetal e animal. O nome dado pelo cientista foi Theobrama Cacao. Significa literalmente “cacau, o alimento dos deuses”. O nome não poderia estar mais certo, você não acha?

 

3 – Cacau como oferenda

cacau-2

Na civilização Maia, os Astecas não só inventaram a primeira receita de chocolate, mas também o usavam como oferenda aos deuses. Esse era o tanto que o cacau era valorizado nessa época (e com razão, né?). Ele era tão valioso que a bebida criada era um privilégio apenas dos nobres, além do fruto também ser utilizado como moeda – muitas vezes até mais valiosa que o ouro ou a prata!

 

4 – Cacau é um ótimo antioxidante

Essa frutinha tão gostosa e querida pelas pessoas pode conter um volume bastante alto de antioxidantes em sua concentração. Sabe o vinho, aquele que é famoso por ser bom para tomar uma vez por dia, devido aos seus antioxidante? Muitas vezes o cacau pode apresentar até 12 vezes mais compostos do que o vinho! Os antioxidantes são muito bons para saúde, pois controlam o efeito dos radicais livres em nosso organismo. Podem evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer. Agora você já tem uma desculpa para comer mais cacau, então bora! Mas lembre: aprecie com moderação!

 

5 – Nordeste: a terra do cacau

cacau-ilheus

O cacau começou a ser cultivado inicialmente na Amazônia, onde ele já existia de forma natural. Mas foi na Bahia que o fruto encontrou seu local de alta produtividade e, principalmente, de sucesso. A cidade de Ilhéus era, inclusive, considerada a capital do cacau por causa da abundância de plantação da fruta por volta de 1800. É uma característica tão marcante que é retratada até em livros. Um ótimo exemplo para os leitores de plantão é Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado, inspirado na vida do autor. É muito legal para quem tem curiosidade sobre o assunto!

 

E aí, já comemorou o Dia do Cacau? Que tal escolher uma caneca criativa na loja da Funstock e saborear um belo chocolate quente? Clique aqui e confira as melhores canecas para tomar com o friozinho do Outono!

Mostre esse post
Share