dia-de-sao-valentim

Valentine’s Day (ou dia de São Valentim) é uma data comemorada predominantemente nos Estados Unidos, mas que, aos poucos, vem ganhando seu espaço também no Brasil. Já que está ficando famosa aqui no nosso país, que tal ficar sabendo um pouco mais sobre essa comemoração?

 

O São Valentim

sao-valentim

Você sabe quem foi São Valentim? É difícil saber exatamente a origem dele, pois ele viveu há muitos séculos. A história mais famosa é que Valentim foi um padre que enfrentou o Imperador Cláudio II, no século III. O Imperador, além de ser contra o cristianismo, não queria que os jovens se casassem para que eles formassem um grande exército para seu Império. Valentim, indo contra o imperador, realizava casamentos às escondidas, realizando o sonho de jovens casais.

Ao ser descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Na prisão, acabou se apaixonando pela filha do carcereiro (lembrando, que naquela época, o casamento não era proibido entre os padres). Dia 14 de fevereiro, dia no qual sua morte estava marcada, o padre mandou uma carta de despedida à sua amada. No final, assinou a declaração com “do seu Valentim” (em inglês, “valentine” acabou virando sinônimo de namorado). Assim, Valentim ficou marcado como o santo do amor.

 

São Valentim hoje em dia

sao-valentim-igreja

Como acontece muito no mundo, não foi logo de cara assim que a história de Valentim ficou famosa. Mas sua data e seu nome vêm sendo cada vez mais lembrados ao longo do tempo. Em Dublin, os ossos de Valentim estão em um lugar especial da Igreja Whitefriar Street Carmelite desde 1936. Casais de todo o mundo vão até lá para ter sua união abençoada pelo Santo. Imagine que sonho seria casar na Igreja de São Valentim!

Foi a partir do final da Idade Média que o conceito de amor começou a ser reinventado e a história de São Valentim passou a ser mais usada. Isso juntamente às imagens de coração e de cupido, que hoje em dia são muito usadas entre os namorados.  Foi também ali pelos tempos da Idade Média que o coração começou a ser mais popularmente relacionado às emoções, pensamento disseminado pela Igreja Católica. São simbolismos que estão por aí há tanto tempo que nem nos perguntamos sua origem ou motivos!

 

A data dos presentes

presentes-dia-de-sao-valentim

E, claro, o que mais popularizou a data do jeito que ela é hoje foi o próprio capitalismo dos Estados Unidos, onde o Valentine’s Day é mais famoso. Mas também, qual é o problema de ser um pouco consumista para agradar seu amor? Não é vergonha nenhuma em ser clichê e meloso nessa data. E nós da Funstock estamos aqui para ajudá-lo a escolher o presente perfeito!

Para dar uma diferenciada e fugir do tradicional, que tal agradar com presente para o namorado que é geek? Desde o fã de game of thrones até aquele que é mais clássico e ama Star Wars, você vai encontrar o presente perfeito. E, claro, presente para a namorada também! Afinal, não é só os meninos que podem curtir produtos geeks e de super heróis. Se vocês forem fãs da mesma série, ainda podem ficar com presentes combinando, imagina que fofo!

 

O que importa mesmo, no final, é o amor que você sente e só você pode explicá-lo. Mas nada melhor do que um presente que tem tudo a ver com sua pessoa amada, que mostra carinho, atenção e dedicação. Não esqueça de demonstrar todo seu amor com os presentes criativos da Funstock! Afinal, nada melhor do que conseguir um sorriso de quem a gente ama, não é mesmo?

Mostre esse post
Share