blog-crianca-10-coisas-que-desaprendemos-1010

A criança que habita em mim saúda a criança que habita em você! Tem tantas sabedorias infantis que a gente vai crescendo e esquecendo com o tempo… Por isso, nesse Dia das Crianças, tô aqui pra relembrar todas essas coisas que desaprendemos depois de virar adultos! Quem sabe até a gente já para pra pensar e traz de volta essas coisas pras nossas vidas?

 

Fazer amizades com a maior facilidade do mundo

criança-amizade

“Oi, quer ser meu amigo?” é uma frase dita toda hora de uma criança pra outra. Geralmente, isso rola nos primeiros 5 minutos de conversa, mesmo. Pra que esperar um tempão pra se considerar amigo, né? A gente que vira adulto chato e começa a querer selecionar as pessoas quando tudo poderia ser bem mais fácil… certas mesmo são as crianças!

 

Desenvolver a criatividade

criatividade-criança

Pra criança, um pedaço de madeira é uma espada, um cobertor nas mãos certas vira uma cabaninha e qualquer coisa (ou lugar) pode virar tela de pintura. O mundo é essa coisinha com mil possibilidades! Mas, claro, só enxerga quem consegue e pra quem não limita a sua criatividade. Só que aí a gente cresce e parece que vai perdendo o “dom” de ser criativo, quando isso deixa a vida tão mais bonita, não acha?

 

Ser espontâneo

 


Lembra quando você fazia e falava o que dava na telha sem nem pensar ou se importar com nada? Quando a mãe tinha que xingar por coisas que você falava pras pessoas, num estilo bem Maísa da vida, sabe? A verdade é que a gente vai perdendo a espontaneidade aos pouquinhos, se importando demais com o que os outros vão pensar. E uma vez que desaprende, já era! Fica só no passado da infância, mesmo…

 

Adorar novidades

nao-ter-medo-do-novo

Antes toda novidade era super bem-vinda e recebida de braços abertos. Depois, parece que tudo é motivo de medo, e novidade, então? Só piora! As coisas novas são super temidas pelos adultos, e recebidas com muuuuita ansiedade. Já parou pra se perguntar por que você tem medo do novo?

 

Não ter vergonha de pedir ajuda

pedir-ajuda

Quando um joelho se ralava, por mais que você quisesse esconder pra não apanhar, tinha que pedir ajuda e se render ao temido merthiolate! E assim era pra tudo: pro dever de casa, pros problemas da escola, pras desilusões da vida infantil no geral… Até que você cresce e parece ter a obrigação de ser autossuficiente, mas a vida não é assim não e as crianças estão aí pra provar isso! 

 

Se divertir com qualquer coisa

diversao-criança

Curtir os pequenos momentos é a especialidade de qualquer criança, se você tem boa memória deve saber bem. Tudo era bom, desde um abraço, até estar com os amigos ou simplesmente ficar no sofá com uma coberta assistindo desenhos. As pequenas coisas já faziam abrir um sorrisão e aparentemente conforme a idade vai aumentando, a gente perde a capacidade de apreciar os detalhes. Acho que todo mundo devia acionar um pouco a criança dentro de si!

 

Não se limitar

crianca-nao-se-limitar

Quando na vida de uma criança ela vai falar um “não posso fazer isso, não sou capaz”? Nunca, certo? Os limites não existem para os pequeninos! Tá, admito: isso às vezes pode ser bem perigoso, mas nem sempre. Na maioria das vezes, ter o pensamento de ser capaz de tudo traz um mooonte de coisas boas pra vida, vai por mim. Pena que a gente desaprende isso quando cresce.

 

Descansar que nem criança

aprender-a-descansar-crianca

Pensa na vida de criança: brincar, comer, correr, estudar um pouco, brincar mais um pouco… ufa, que cansaço! Hora da sonequinha. Lembrar da infância é lembrar com nostalgia de quando a gente tinha tempo de descansar quando quisesse. Mas ó, cê precisa descansar sendo adulto também, viu? É sempre bom tirar um tempinho pra si.

 

Sonhar alto 

sonhar-alto-crianca

Você lembra quais eram seus sonhos de quando você era criança? E você está fazendo algo pra realizá-los ou já esqueceu deles? “Limite” foi uma palavra bastante usada aqui, por que ele realmente parecia não existir na infância, e isso conta também para os sonhos. Por que será que a gente para de sonhar? Será que vale a pena ser tão “realista” assim?

 

Amar sem medo

amar-criança

A gente complica muito tudo, mas quando se trata de amar e ser amado tem uma diferença gritante entre adultos e crianças. Esse parece ser o maior medo de “gente grande”! Antes tudo era simples e o “eu te amo” saía muito muito mais facilmente. E tá errado? Não tá! Então bora descomplicar esse rolê de amor e ter o sentimento que nem uma criança?

 

Viu como gostoso mesmo é ser criança? Não adianta ser super inteligente se não tiver um pouquinho de criança dentro de si. Então vamos tentar manter sempre a nossa criança interior brilhando, e não deixar essas sabedorias infantis morrer dentro de nós. Feliz Dia das Crianças!

Mostre esse post
Share