blog-coisas-de-brasileiro-2811

O jeitinho brasileiro é conhecido e famoso pelo mundo inteiro. Nossa alegria, sorriso no rosto, jeito de viver na farra… Mas tem umas coisas bem específicas que quem não é daqui fica perdidão quando vê a gente fazendo. Coisa de brasileiro, sabe? Que já tá super na nossa cultura e nós nem reparamos que é algo tão nosso até alguém de fora estranhar. 

 

Cerveja trincando

coisa-de-brasileiro-cerveja-trincandocoisa-de-brasileiro-cerveja-trincando

Pra gente é muito estranho pensar isso, mas não é em todo lugar que a cerveja é bem geladinha, sabia? Isso é coisa de brasileiro! Em vários países na Europa e nos Estados Unidos, a cerveja é vendida e ingerida em temperatura ambiente. Aí, quando os gringos nos visitam, eles acabam ficando apaixonados pela cerveja do jeito que deve ser: trincando! Mas quando é o contrário, a gente que lute com a cerveja morna, né? Ninguém merece. Eu não abro mão desse jeitinho brasileiro! 

 

Beijinho no rosto

coisa-de-brasileiro-beijo-na-bochecha

Os gringos acham muito bizarro a gente conhecer alguém e de cara já sair cumprimentando com beijo no rosto. Assim, do nada! Ao redor do mundo, o mais comum é usar o aperto de mão, principalmente pra pessoas desconhecidas. Fazer o que se somos tão calorosos aqui? Coisa formal assim não é pra gente!

 

Escovar os dentes várias vezes por dia

escovar-os-dentes

Bom, se a gente vai sair assim dando beijo no rosto de qualquer um, o hálito tem que estar sempre fresquinho, certo? Deve ser por isso essa mania de escovar os dentes sempre após as refeições. Mas isso é algo muito doido pra quem não é brasileiro. Principalmente essa mania de andar com a escova na bolsa, pra escovar os dentes na escola, no trabalho etc… Só brasileiro mesmo pra fazer isso.

 

A (falta de) pontualidade

falta-de-pontualidade

Qualquer um que já organizou uma festa na vida sabe bem: tem que marcar pra umas duas horas antes do horário que você realmente quer que cheguem. Esse costume não entra na cabeça dos gringos. Pra que se marca horário, então? Mas o pior mesmo desse jeito atrasadinho nosso é pra compromissos sérios, de trabalho. Se você não estiver no Brasil, eles não perdoam! 

 

Papel higiênico no lixo

banheiro-com-lixeira-coisa-de-brasileiro

Muita gente que vem conhecer o Brasil fica com bastante nojo quando vai no banheiro. Isso por causa do lixinho pra colocar papel higiênico que pra gente é tão comum. O pessoal acha nojento porque tá acostumado a colocar o papel no vaso sanitário e o  lixo só serve para colocar o papel toalha usado para secar as mãos. Doido, né? 

 

Comanda individual

pagar-comanda-coisa-de-brasileiro

Aquele papelzinho que a gente sempre recebe em qualquer lugar é visto com confusão por quem não é daqui. Em vários lugares do mundo, o mais comum é que, em bares, por exemplo, tudo vá sendo pago na hora. Assim, quando é um rolê com os amigos, cada um vai pagando uma rodada e, no final da noite, teoricamente todo mundo gastou o mesmo. A gente bem que podia adotar esse sistema pra ver se assim aquele amigo que sempre “esquece” a carteira na hora de dividir a conta começasse a pagar também, né?

 

E você, já sabia que todas essas coisas eram estranhas pra quem não é daqui? Que coisa de brasileiro você mais estranhou por não ser comum no mundo todo? Fique ligado no blog da Funstock pra mais curiosidades como essas!

Mostre esse post
Share