cinema-antigo

Eu tô sempre falando de cinema por aqui, sobre lançamentos e novidades do mundo geek, principalmente. A gente falando assim parece até que o cinema é uma super novidade, como se só a nossa geração estivesse aproveitando o audiovisual, né? Mas, na verdade, eles já fazem parte da vida das pessoas há muuuuito tempo. E que bom! Imagina um mundo sem essa 7ª arte que a gente ama tanto? 

E para celebrar os cinemas, tão importantes pra gente, que tal relembrar um pouco do passado e do início dele aqui no Brasil? Pra isso, bora conhecer alguns cinemas antigos espalhados pelo país? Juro que vai ser um rolê cult muito daora pra quem é cinéfil@!

 

Cine Olympia – Belém (PA)

Se quiser se informar um pouquinho melhor, é só clicar na foto!

Esse você PRECISA conhecer, é o cinema mais antigo em funcionamento do país, olha que legal! Ele foi fundado láaaa em 1912, e continua aberto pra quem quiser se sentir no passado por um momento. Quase foi fechado em 2006, mas o amor pela arte e cultura é tanto que a comunidade conseguiu convencer a prefeitura de tornar o Cine Olympia um espaço cultural. Eu já arrumei minhas malas e vou correndo conhecer! Bora?

 

Cinema da Praça – Paraty (RJ)

cinema-paraty

Se quiser se informar um pouquinho melhor, é só clicar na foto!

Esse é um dos meus preferidos porque é inusitado: foi instalado em um casarão de dois andares. Além disso, o Cinema da Praça tem uma arquitetura meio parecida com as igrejas da cidade, o que torna ele mais singular ainda. Eu amooo essas coisas diferentonas! Faz pouco tempo que ele voltou a ser usado como cinema mesmo: foi em julho de 2018, quando uma nova sala de cinema foi instalada no local. História e tecnologia andando juntinhas lado a lado!

 

Playarte Marabá – São Paulo (SP)

Cinema_Marabá

O mais antigo do Brasil a gente já falou, agora vem o da nossa amada selva de pedras brasileira. Fundado em 1944 na capital paulista, ele tá bem conservadinho e continua funcionando, após ter sido reformado uns 10 anos atrás. É ótimo dar uma passadinha por lá e sair da rotina um pouco. Pode até sair um bom date, viu? Fica a dica!

 

Cinema São Luís – Recife (PE)

cinema-sao-luiz

Se quiser se informar um pouquinho melhor, é só clicar na foto!

Um dos últimos cinemas de rua do Brasil, o São Luís foi inaugurado nos anos 1950, e tem uma arquitetura linda! O prédio foi tombado como monumento histórico pelo governo pernambucano em 2008. Apesar de ser antigo, não se engane: o cinema possui projetor digital, que pode apresentar filmes 3D e tem um ótimo sistema de som. É onde tecnologia e ambiente vintage se encontram! 

 

Caixa Belas Artes – São Paulo (SP)

belas-arte

Se quiser se informar um pouquinho melhor, é só clicar na foto!

Queridinho por quem gosta de filmes alternativos, o Caixa Belas Artes abriu em 1967. Ele tem seis salas, todas com nome de artistas brasileiros, como Carmem Miranda e Mario de Andrade. O cinema exibe longas independentes, nacionais e internacionais. O local chegou a ser fechado em 2011, mas dois anos depois a prefeitura decidiu reabri-lo e ainda o considerou “patrimônio histórico cultural” da cidade.

 

Mostre esse post
Share