dia do orgulho

O dia 25 de maio passou a ser o Dia do Orgulho Nerd na Espanha, no ano de 2006. A escolha da data se deu por ser um dia importante para diversas subcomunidades da cultura geek: Para os fãs de Star Wars, é o dia do lançamento do primeiro filme da saga (Episódio IV: Uma Nova Esperança); já para os amantes da “trilogia de cinco” de Douglas Adams, é o Dia da Toalha, data de celebração mundial dos fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias. O “Glorioso 25 de Maio” também é comemorado pelos fãs de Discworld, obra literária do autor Terry Pratchett.

dia do orgulho nerd

Breve história do Dia do Orgulho Nerd

Embora existam registros da influência do Festival de Orgulho Geek que aconteceu entre 1998 e 2000 em Nova York, foi na Espanha que a data se tornou oficial e ganhou o mundo através das redes. No dia 15 de maio de 2006, cerca de 300 nerds organizaram em Madri um pac-man humano – foi criado também um manifesto recheado de humor “determinando” os direitos e responsabilidades da comunidade geek.

Em 2008 o Dia do Orgulho Nerd tornou-se oficial e conquistou adesão mundial, sendo comemorado nos Estados Unidos com uma parada na Quinta Avenida, em Manhattan. No ano seguinte outros países aderiram ao movimento, como Hungria, Israel e Romênia. Atualmente, o movimento ganha cada vez mais força através da divulgação na internet, reunindo fãs de diferentes segmentos da cultura geek de maneira unificada para celebrar o entusiasmo dos fãs, deixando claro para o mundo todo que o tempo em que “nerd” ou “geek” era uma adjetivo negativo para descrever alguém ficou para trás.

Se você é um nerd assumido e orgulhoso ou conhece alguém especial que seja, cola lá na Funstock e confira alguns itens perfeitos para celebrar o Dia do Orgulho Nerd.

Funko Pop CTA

Mostre esse post
Share