Batman Day

O Batman é uma das figuras mais populares e icônicas do mundo, disso ninguém duvida. Mais de 80 anos após sua criação, ele ainda consegue manter o fascínio em milhões de fãs pelo mundo. Por isso, hoje comemoramos o Batman Day.

O personagem, conhecido por tornar-se um herói depois uma tragédia familiar é um dos mais queridos pelas pessoas, ainda mais por ser um homem comum, um super-herói sem poderes. Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre a história por trás da trama e da origem do Homem Morcego para comemorar o Batman Day da melhor forma. 

Início

O Batman foi criado em maio de 1939 pelo roteirista Bill Finger e pelo desenhista Bob Kane, da DC Comics, na história “The Case of the Chemical Syndicate”. Foi pensado para seguir como uma história policial, mas acabou se tornando o herói mais famoso do mundo. 

Década de 40

Em abril de 1940, os criadores do Batman apostaram em um novo rosto para dividir as histórias em quadrinhos com o morcegão. O personagem de Bruce Wayne é conhecido mundialmente por sua personalidade muito sombria, que no início de suas histórias, era marcada até mesmo por assassinatos cometidos pelo Homem Morcego.

No entanto, isso foi deixado de lado. A sua personalidade mais sombria se manteve, mas os criadores apostaram na parceria com o Robin, o primeiro de todos: Dick Grayson. As vendas dobraram com o novo personagem, o que fez logo depois surgir um novo título do Batman onde apresentam mais dois personagens, o Coringa e a Mulher Gato.

O Batman também protagonizou uma série nas telinhas com apenas 15 capítulos chamada “O Morcego” produzido pela Columbia Pictures. A adaptação foi um sucesso que conquistou ainda mais fãs.

Em 1952, o Batman começa a trabalhar ao lado de nada mais, nada menos, que o Superman, na história “The Mightiest Team in The world” (Superman 76) sendo por décadas a dupla mais amada pelo público, os famosos “Os Melhores do Mundo”. Inclusive, uma das minhas recomendações para você é assistir Batman e Superman: Inimigos Públicos. É uma animação fantástica, viu?

Década de 60

A partir do início da década de 60, as aventuras do Batman começaram a ter um lado mais de ficção científica. No mesmo período em que o herói foi revelado como um membro da Liga da Justiça.

Infelizmente, nessa época a trama começou a perder sua popularidade e vender menos. Por consequência, em maio de 1964 o Batman sofre uma modificação de visual para tentar recuperar a fama. O personagem aparece com uma elipse amarela no peito para retomar as histórias de detetives do começo das HQs.

Em 1966 teve a estreia da série de televisão chamada Batman de Adam West. Os personagens ganham uma nova popularidade por causa do humor típico de séries e da pegada mais colorida que ela tinha. O problema é que essa nova personalidade dos personagens tirou o sentido do que era relatado nas HQs, diminuindo ainda mais as vendas.

Década de 70

Ocorreu outra tentativa de reformulação do personagem na década de 70, mas a porcentagem de vendas não mudou. O mesmo aconteceu em agosto de 1977, quando Steve Englehart e Marshal Rogers assumiram a Dc Comics e entregaram um trabalho de qualidade –o que anos depois inspirou o filme Batman, de 1989, e a série animada de 1992. Porém, na época não foi um sucesso de vendas.

Década de 80

E foi só em 1986 que o Homem Morcego voltou a sua fama. Criaram uma minissérie chamada Batman- O Cavaleiro das Trevas, escrita e ilustrada por Frank Miller que foi sucesso imediato. A crítica adorou, os fãs surtaram, foi uma revolução gigante na história em quadrinhos.

A história mostra Bruce Wayne deixando a aposentadoria de lado para vestir o uniforme novamente para combater uma série de crimes em Gotham City. Demais, não é?

Após isso, Batman começou a sua fase de fama e grande demanda de leitores de quadrinhos. Inclusive, foi inspiração para a criação da HQ “A Piada Mortal” de Alan Moore e Brian Bolland, que conta a história do vilão Coringa enquanto ele tortura o Comissário Gordon e aleija sua filha Barbara, a conhecida Batgirl. Ok, levaram o tom sombrio a outro patamar.

Neste mesmo ano, Tim Burton dirigiu o filme Batman, que foi um sucesso sucedido de três continuações, Batman: O retorno, Batman Eternamente e Batman e Robin. Infelizmente, apenas o primeiro teve o surto de popularidade. Entretanto, logo após criaram uma nova HQ do herói, a “Legends Of The Dark Knight” que vendeu quase 1 milhão de exemplares.

Com isso, começou a criação de séries, como a série de tv animada “Batman” em 1992, considerada uma das melhores versões já criadas para o herói – e olha que foram muitas, certo?

Década de 90

A década de 90 é marcada por grandes histórias do Homem Morcego, como “A Queda do morcego” (1993), “Terremoto” e “Terra de Ninguém” (1998). Além disso, Jeph Loeb criou duas minisséries HQs antológicas, conhecidas como “Batman: O longo Dia Das Bruxas” e “Batman: Vitória Sombria”. 

Assim, após essas longas idas e vindas surgiu a trilogia Batman. Lançado o primeiro filme em 2005, o “Batman Begins” seguido por “Batman- O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012). Cada longa teve várias inspirações em HQs anteriores, como Batman: Ano Um, O Longo Dia Das Bruxas, Cavaleiro das Trevas e A Morte do Morcego. 

Mesmo com inspirações, os filmes apresentam uma pegada nova, um tom nunca antes visto nas séries e quadrinhos da franquia.

Além disso, na mesma época criaram games que mexeram muito com o mercado e com os fãs.

2021

E finalmente, em 2021 estreia o mais novo filme do nosso herói favorito. O “The Batman” com data de estreia prevista para 30 de setembro.  O que estão dizendo é que o filme vai ser inspirado no estilo noir, mostrando mais o lado investigativo do herói e uma luta identitária entre o Bruce Wayne e o Batman. 

O filme repercutiu bastante nas redes sociais após divulgar que o ator que irá protagonizar o nosso Homem Morcego é, nada mais nada menos que Robert Pattinson. Vários fãs não gostaram dessa escolha, mas garantimos que esse filme vai dar o que falar. Confiem no Robert, okey?

E você? Comemorando o Batman Day fazendo maratona ou lendo as HQs? Para conferir alguns de nossos itens com o tema do Batman, acesse a nossa loja e confira nossas promoções.

Feliz Batman Day!

Mostre esse post
Share