Pois é, parece mentira, mas estamos em dezembro! O Natal está aí! Além da missão de encontrar os presentes mais criativos para a família, os afetos e para o amigo secreto da firma, tem gente que terá um compromisso extra: preparar a ceia de Natal. Então, para quem não sabe nem por onde começar, vamos relembrar algumas iguarias que não podem faltar.

Pratos que não podem faltar na ceia de Natal

Pratos que não podem faltar na ceia de Natal

  • Peru. A ave costuma ser o prato principal entre os mais tradicionais. A boa notícia que é possível comprá-la no supermercado equipada até com timer que avisa o momento de tirar do forno. Quem tiver mais talento, pode arriscar e criar um recheio. Para evitar acidentes, não se esqueça de usar luvas e avental na hora do preparo. (Sem perder o estilo e o bom humor). Mas os vegetarianos não devem ser ignorados. Há inúmeras alternativas, como tofú, seitan (tipo uma carne a base de glúten), ou ainda deliciosas iguarias com vegetais como ingredientes principais.  Que tal perfumadas e coloridas abóboras recheadas?
  • Farofa. Acompanhamento quase obrigatório deste lado do Equador. É bastante simples e permite qualquer combinação, conforme o gosto e a imaginação do chef. A farinha de mandioca pode ser misturada a bananas, miúdos, frutas secas ou apenas temperada. A sugestão é usar a versão flocada, mais leve e ideal para degustar junto à carne branca
  • Arroz à grega (calma, a passa de uva não é obrigatória). Basta alguns legumes e vegetais para garantir um belo colorido e, assim como a farofa, pode ser adaptado ao paladar do chef.  
  • Saladas. Folhas, tomates, palmitos, aspargos, a clássica de batatas, a variedade depende apenas da vontade e do orçamento.
Pratos que não podem faltar na ceia de Natal

Pratos que não podem faltar na ceia de Natal

  • As frutas frescas e secas são fundamentais tanto gastronomicamente como decorativamente. Uvas, pêssegos, damascos, ameixas e afins em suas diferentes apresentações, além de serem degustadas do início ao fim da refeição, rendem belos arranjos de mesa.
  • Oleaginosas. Nozes, castanhas, pistaches e avelãs são ótimos belisquetes para o início da noite, assim como ingredientes da maioria dos pratos da ceia.
  • Rabanada. Sabor de infância que dá utilidade aquele saco de pães adormecidos. Basta pegar a receita da família com a sua avó.
  • Panetone. É a tradução do Natal em forma de comida. E para quem detesta frutas secas, tem infinitas opções com chocolate!
  • Bolos ou tortas de Natal. Para as pessoas de paladar mais apurados, cucas, bolos e tortas com muitas especiarias e frutas elegantemente podem fazer as vezes de sobremesa ou ainda serem servidos junto ao café.
  • Pavê, pois é preciso garantir a piada do tiozão. A sobremesa é composta, basicamente de um creme de leite condensado, biscoitos e uma cobertura com creme de leite e merengue. Pode ganhar o toque extra com bombons, morangos, ameixas, abacaxi ou o quê a sua imaginação mandar. Pode ser substituído por um irresistível – e pronto – sorvete com calda.

 

Para o brinde, não se esqueça das espumantes! Neste momento, o abridor papagaio verde, além de útil tem as cores ideias.

Se você é apenas o convidado para o jantar, que tal levar um presente criativo para o anfitrião apaixonado por cozinha? Veja excelentes possibilidades na nossa página: 

Presentes para cozinheiros

Presentes para cozinheiros

Mostre esse post
Share