filmes para assistir no dia das mães

10 filmes para assistir no Dia das Mães

É cada vez mais raro termos tempo e disposição para nos dedicar exclusivamente a família, por isso o dia das mães é um dia muito especial no calendário brasileiro: reservamos um domingo para presentear e passar um tempo com a figura materna – porém muitas vezes sair para um restaurante ou dar um passeio nesse dia pode se tornar uma experiência complicada.  Os motivos para não querer sair de casa no domingo são infinitos, porém isso não é desculpa para não comemorar o dia das nossas superheroínas favoritas: para elas, pouco importa se você vai levá-la a um restaurante chique ou simplesmente dividir a mesa durante o almoço: o que importa mesmo é sua presença e o carinho e atenção que você pode dar a ela. A grana está curta? A família é grande demais para fazer algum passeio de carro? Nós temos a solução: selecionamos 10 filmes para assistir no dia das mães na companhia dela, afinal comemoração pode ser muito divertida quando regada a pipoca e boas histórias.

1 – Lado a Lado (1986) – Drama

Susan Saradon vive uma mãe recém-divorciada lidando com o fato de ter sido trocada por uma mulher mais jovem (Julia Roberts). Nesse período ela descobre estar muito doente, mas decide esconder isso de todos enquanto deixa o orgulho de lado para “treinar” a madrasta para cuidar de seus filhos quando partir. O filme mostra como o amor de uma mãe pelos filhos na maioria das vezes é maior do que qualquer rancor, orgulho ou ressentimento.

2 – Os Incríveis (2004) – Animação

Já considerado um clássico das animações, o filme conta a história de uma família aparentemente comum que guarda um segredo: os pais são super-heróis aposentados, e os filhos herdam superpoderes especiais. Helen Parr é a Mulher Elástica, uma típica mãe moderna multitarefas que se divide entre administrar a casa, atender os filhos e o marido e viver a identidade secreta de superheroína.

filmes para assistir no dia das mães

Filmes para assistir no dia das mães: “Meninas, qual é? Deixar que os homens salvem o mundo? Acho que não.” (Ícone feminista Helen Parr)

3 – Quarto do Pânico (2002) – Suspense

Assaltantes invadem a nova casa de luxo de Meg (Jodie Foster), mulher recém-divorciada e sua filha adolescente Sarah (Kristen Stewart), porém os invasores não contavam com a ideia do antigo proprietário de colocar uma sala isolada e superprotegida por diversos aparatos tecnológicos na casa. Mãe e filha ficam trancadas dentro do Quarto do Pânico, enquanto várias desventuras ocorrem no assalto e Meg tenta desesperadamente manter a filha em segurança.

4 – Um Sonho Possível (2010) – Drama

Sandra Bullock vive uma típica mãe conservadora de subúrbio americano que decide adotar um jovem negro com grande talento para o futebol. A inserção do menino de realidade oposta à família e as discrepâncias sociais mudam a vida da família para sempre.

filmes para assistir no dia das mães

Filmes para assistir no dia das mães: “Acho que preciso de um abraço apropriado, meu jovem” (Sandra Bullock em Um Sonho Possível)

5 – Um divã para dois (2012) – Comédia

Meryl Streep interpreta Kay, que busca ajuda de um especialista em terapia de casais famoso para ajudá-la a solucionar os problemas no seu casamento de décadas com Arnold (Tommy Lee Jones). Apesar de divertido, o filme traz diversas reflexões importantes sobre o amor e a vida quase impossíveis de não se identificar – independentemente da idade.

6 – Mamma Mia! (2008) – Musical

Conta a história de uma jovem que decide conhecer seu pai quando esta má prestes a se casar. Para pressionar sua mãe, ela convida para a festa três ex-namorados da matriarca. O sucesso de bilheteria é adaptação de uma peça teatral que leva o mesmo nome, sendo contado com músicas do grupo pop sueco ABBA.

filmes para assistir com as mães

Filmes para assistir no Dia das Mães: os momentos musicais são intercalados com dramas familiares em Mamma Mia

7 – Para Sempre Alice (2014) –  Drama

Julianne Moore passou o rodo nas principais premiações do cinema mundial atuando como a Dra. Alice Holland, uma renomada pesquisadora linguística que é diagnosticada com alzheimer precoce aos 50 anos de idade. A narrativa conta as dificuldades e conflitos trazidos pelo avanço da doença e a importância da família neste momento.

8 – Minha mãe é uma sereia (1990) – Comédia dramática

Estrelando a icônica estrela pop Cher na companhia de uma Winona Ryder pré-adolescente, o filme retrata uma mãe solteira moderna e um tanto atrapalhada, que não abre mão de viver sua vida e ao mesmo tempo é muito dedicada e amorosa com as filhas (à sua maneira, é claro). Apesar de divertido, o filme se torna muito emocionante e trata da relação de jovens meninas com suas mães – contestando os padrões do que é ser uma boa mãe no mundo atual.

9 – Dançando no Escuro (2000) – Drama

Dirigido pelo polêmico dinamarquês Lars Von Trier, Dançando no Escuro conta a história de Selma Jezková (Bjork), metalúrgica pobre que sofre de uma doença hereditária que causa cegueira. Para evitar que o filho sofra com o mesmo problema, Selma economiza todo o dinheiro que recebe para realizar uma operação que evite o destino trágico que já a acomete. Mas pegue leve, pois esse filme não pega nem um pouco! Como é típico das obras de Von Trier, a narrativa explora as mazelas do comportamento humano e até que ponto uma mãe pode se sacrificar por um filho. Esse é pra quem tem estômago, então se sua mãe é sensível, escolha uma comédia.

filmes para assistir com as mães

Filmes para assistir no Dia das Mães: “Todas as paredes são ótimas se o telhado não cair!” (Bjork em Dançando no Escuro)

10 – Minha mãe é uma viagem – Comédia

Seth Rogen interpreta um filho relapso que acaba levando a mãe (Barbra Streisand) contragosto em uma viagem pelos EUA para encontrar compradores para o produto de limpeza biodegradável que inventou. O filme rende boas risadas, porém a relação entre uma mãe e um filho com personalidades opostas e diversos problemas mal-resolvidos na vida pessoal de ambos levam a momentos emocionantes (ou, no mínimo, tragicômico).

Agora é só usar o tempo que vocês ficariam escolhendo algo para assistir no catálogo da Netflix para preparar a pipoca, acomodarse e dar play pra curtir esse dia especial com alguém mais especial ainda!

filmes para assistir com as mães

Mostre esse post
Share