10 fatos sobre o St Patrick's Day

No dia 17 de março, todo mundo é um pouco irlandês. Mesmo que o dia de São Patrício seja feriado em apenas alguns lugares, o St Patrick’s Day é comemorado em todo o mundo. Por isso, selecionamos 10 fatos sobre o St Patrick’s Day para ajudá-lo a trazer à tona o Irlandês que existe em você.

10 fatos sobre o St Patrick's Day

10 fatos sobre o St Patrick’s Day

  • UMA LENDA

De acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a ilha, fez o trevo virar moda e libertou Irlanda das cobras. O feriado marca a morte de St. Patrick, mais famoso santo da Irlanda,  por mais de 1500 anos.

  • UM DIA DE COMEMORAÇÃO

É comemorado oficialmente desde 1903, e costumava ser um feriado tranquilo e religioso, até que nos anos 1960, uma lei permitiu que os bares e pubs abrissem no dia da comemoração. Aí o cenário mudou um pouco!

  • O SANTO PADROEIRO DA IRLANDA NÃO ERA IRLANDÊS?

Nascido em Maewyn Succat, o santo padroeiro da Irlanda era britânico. Ele foi vendido como escravo na Irlanda, quando ele era um adolescente, tornou-se religioso, escapou e voltou para a Inglaterra, tornou-se um sacerdote chamado Patrick e começou a converter todos os celtas irlandeses pagãos ao Cristianismo.

  • A LIBERTAÇÃO DAS COBRAS

St. Patrick foi libertado da Irlanda por cobras. Segundo os biólogos, nunca houve qualquer cobra na Irlanda. A explicação diplomática é que as cobras representam uma metáfora ao paganismo que forçou St. Patrick a ir embora.

  • A POPULARIDADE DOS TREVOS

St. Patrick usava trevos para explicar a Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo). Os celtas acreditavam que cada folha do trevo tem um significado, então ele foi à várias igrejas, escolas e mosteiros, fazendo do trevo um item popular.

  • TORNE-SE VERDE

É verde, tudo verde! Nós não estamos falando aqui de espinafre, mas sim de panquecas, e também: a cerveja! Se você puder colocar corante verde em qualquer coisa, ela será servida no St Patrick’s Day. Mas a coloração não para por aí: rios, monumentos e até resorts de esqui tornam-se verdes para comemorar a ocasião.

  • O VERDE É O NOVO AZUL

Porém o próprio Patrick preferia usar azul e a prova disso ainda pode ser vista nas bandeiras antigas da Irlanda. Durante 1798, na Rebelião Irlandesa, vestir a cor verde e usar o trevo se tornaram um símbolo do nacionalismo – enquanto São Patrício estava preso.

  • O GRANDE DESFILE DE ST PATRICK

Assistir ou participar de um desfile do dia de São Patrício é a maneira perfeita de comemorar o dia. Curiosamente, as maiores paradas do St Patrick’s Day ocorreram fora da Irlanda – pelo fato das comunidades irlandesas serem espalhadas em todo o mundo.

  • SAÚDE!

Durante o dia de St Patrick, o consumo mundial da marca de cerveja Guinness quase triplica – de 5,5 milhões de litros em um dia normal para 13 milhões de litros no dia da comemoração. Isso são 150 litros por segundo!! Cheers!

  • HUMMMMM

Corned beef e repolho é um prato clássico que vai muito bem com tudo o que tiver cerveja – mesmo que o prato tenha sido “inventado” por imigrantes irlandeses em Nova York. Isso pode explicar o porquê nos EUA, mais de 26 bilhões de quilos de carne e mais de dois bilhões de quilos de repolho são produzidos durante o feriado.

10 fatos sobre o St Patrick's Day

10 fatos sobre o St Patrick’s Day

Mostre esse post
Share